Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Dieese publica nota técnica sobre mudanças na desoneração da folha

Fim da desoneração da Folha vai afetar nível e formalização do emprego

Escrito por: Dieese • Publicado em: 02/06/2015 - 10:00 • Última modificação: 22/06/2015 - 09:12 Escrito por: Dieese Publicado em: 02/06/2015 - 10:00 Última modificação: 22/06/2015 - 09:12

O DIEESE divulgou hoje, 2 de junho, a Nota Técnica 145 - O Projeto de Lei 863/2015 e as Mudanças na Desoneração da Folha. O trabalho aborda a proposta encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional que altera a legislação relativa à política de desoneração da folha de pagamento.

Inicialmente, a mudança na desoneração da folha foi apresentada como Medida Provisória (MP), mas, em virtude de reação contrária expressa pelo Presidente do Senado, foi retirada e convertida em PL sem alteração do conteúdo. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas de ajuste fiscal que o governo busca implementar desde o final de 2014 e que visa gerar um superávit primário de 1,2% do PIB em 2015, revertendo o déficit de 0,6% do PIB verificado no ano passado.

As mudanças propostas visam reduzir a renúncia fiscal associada à política de desoneração da folha, mas podem gerar efeitos nas decisões das empresas quanto ao nível e formalização do emprego, bem como quanto aos salários. As medidas incluem a revisão de regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, e aos benefícios de pensão por morte, a eliminação de outras desonerações tributárias, o aumento de impostos, o corte em despesas correntes e em investimentos públicos e o fim dos repasses do Tesouro ao BNDES, entre outras.

Título: Dieese publica nota técnica sobre mudanças na desoneração da folha, Conteúdo: O DIEESE divulgou hoje, 2 de junho, a Nota Técnica 145 - O Projeto de Lei 863/2015 e as Mudanças na Desoneração da Folha. O trabalho aborda a proposta encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional que altera a legislação relativa à política de desoneração da folha de pagamento. Inicialmente, a mudança na desoneração da folha foi apresentada como Medida Provisória (MP), mas, em virtude de reação contrária expressa pelo Presidente do Senado, foi retirada e convertida em PL sem alteração do conteúdo. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas de ajuste fiscal que o governo busca implementar desde o final de 2014 e que visa gerar um superávit primário de 1,2% do PIB em 2015, revertendo o déficit de 0,6% do PIB verificado no ano passado. As mudanças propostas visam reduzir a renúncia fiscal associada à política de desoneração da folha, mas podem gerar efeitos nas decisões das empresas quanto ao nível e formalização do emprego, bem como quanto aos salários. As medidas incluem a revisão de regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, e aos benefícios de pensão por morte, a eliminação de outras desonerações tributárias, o aumento de impostos, o corte em despesas correntes e em investimentos públicos e o fim dos repasses do Tesouro ao BNDES, entre outras.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.