Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Anatel deve decidir caso Telefónica/Telecom Italia em outubro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve tomar uma decisão sobre a entrada da Telefónica no grupo de controle da Telecom Italia somente em outubro, quando o conselho diretor da autarquia estará completo, informou nesta quinta-feira uma publicação especializada.

Escrito por: O Globo on-line • Publicado em: 24/09/2007 - 00:00 Escrito por: O Globo on-line Publicado em: 24/09/2007 - 00:00

Segundo o boletim "tele.síntese Análise", que citou como fonte um dirigente da agência, a operação só pode ser decidida com a presença em Brasília de todos os cinco membros do conselho diretor. A publicação informa que isso ocorreria a partir de 8 de outubro.

A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, evitou confirmar essa data. Informou apenas que dois conselheiros estão temporariamente ausentes.

José Leite Pereira Filho viaja a serviço da agência. Após a viagem, ele deve entrar em um período de férias, regressando às atividades na agência em 8 de outubro. Já o conselheiro Plínio Aguiar regressará às funções na autarquia apenas em 15 de outubro, também após período de férias.

Assim, de acordo com as informações da Anatel, o conselho diretor somente estará completo em meados de outubro. Como a reunião semanal da principal instância decisória da agência acontece todas as quartas-feiras, o encontro seguinte seria em 17 de outubro.

Caso o assunto entre logo em pauta, ainda poderá sofrer adiamentos porque um dos conselheiros pode pedir para avaliar a documentação do caso, informou a assessoria da Anatel.

A Telefónica e um grupo de investidores compraram o controle da Telecom Italia em abril. O assunto precisa passar pela Anatel porque ambas as companhias operam serviços de telefonia celular no Brasil -Vivo e TIM -, que se sobrepõem em várias áreas. A legislação não permite que isso ocorra sob o comando de um mesmo grupo acionário.

Quanto mais a Anatel demorar para analisar a mudança de controle da companhia italiana, mais a Telefónica e seus sócios demorarão para pagar a Pirelli pela participação comprada.

O assunto chegou a entrar na pauta da Anatel em 30 de agosto, mas foi retirado para aprofundamento de análise da operação e também por uma ação judicial da operadora celular Claro, que pedia para ver a documentação da mudança de controle da Telecom Italia.

A Claro, terceira maior operadora de celular do Brasil, é controlada pela América Móvil, que, com a Telmex e a AT&T, fez uma proposta pela Telecom Italia este ano, depois de ter tentado comprar a TIM no Brasil em 2006.

Título: Anatel deve decidir caso Telefónica/Telecom Italia em outubro, Conteúdo: Segundo o boletim "tele.síntese Análise", que citou como fonte um dirigente da agência, a operação só pode ser decidida com a presença em Brasília de todos os cinco membros do conselho diretor. A publicação informa que isso ocorreria a partir de 8 de outubro. A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, evitou confirmar essa data. Informou apenas que dois conselheiros estão temporariamente ausentes. José Leite Pereira Filho viaja a serviço da agência. Após a viagem, ele deve entrar em um período de férias, regressando às atividades na agência em 8 de outubro. Já o conselheiro Plínio Aguiar regressará às funções na autarquia apenas em 15 de outubro, também após período de férias. Assim, de acordo com as informações da Anatel, o conselho diretor somente estará completo em meados de outubro. Como a reunião semanal da principal instância decisória da agência acontece todas as quartas-feiras, o encontro seguinte seria em 17 de outubro. Caso o assunto entre logo em pauta, ainda poderá sofrer adiamentos porque um dos conselheiros pode pedir para avaliar a documentação do caso, informou a assessoria da Anatel. A Telefónica e um grupo de investidores compraram o controle da Telecom Italia em abril. O assunto precisa passar pela Anatel porque ambas as companhias operam serviços de telefonia celular no Brasil -Vivo e TIM -, que se sobrepõem em várias áreas. A legislação não permite que isso ocorra sob o comando de um mesmo grupo acionário. Quanto mais a Anatel demorar para analisar a mudança de controle da companhia italiana, mais a Telefónica e seus sócios demorarão para pagar a Pirelli pela participação comprada. O assunto chegou a entrar na pauta da Anatel em 30 de agosto, mas foi retirado para aprofundamento de análise da operação e também por uma ação judicial da operadora celular Claro, que pedia para ver a documentação da mudança de controle da Telecom Italia. A Claro, terceira maior operadora de celular do Brasil, é controlada pela América Móvil, que, com a Telmex e a AT&T, fez uma proposta pela Telecom Italia este ano, depois de ter tentado comprar a TIM no Brasil em 2006.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.