Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO, O BRASILEIRO NATO

É urgente e necessário ampliar as frentes de resistências dos povos indígenas com a participação efetiva dos trabalhadores e da sociedade brasileira.

Escrito por: Executiva FITRATELP • Publicado em: 19/04/2021 - 18:50 • Última modificação: 19/04/2021 - 19:01 Escrito por: Executiva FITRATELP Publicado em: 19/04/2021 - 18:50 Última modificação: 19/04/2021 - 19:01

Edvaldo Ferreira

No dia 19 de abril se comemora o Dia do Índio. A data é uma homenagem devido à ampla diversidade de povos que tiveram e têm uma participação fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

É importante destacar que as terras brasileiras eram habitadas pelos índios, muito tempo antes da chegada dos colonizadores europeus e dos escravos africanos.  Ao logo dos anos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes.

O índio é o brasileiro nato, que habita e tira o sustento da terra sem prejudicar os recursos naturais e o meio ambiente. São os guardiões das florestas e dos rios tão essenciais para a sobrevivência do planeta, do homem e demais seres que nele habitam.

Em pleno Século XXI os índios brasileiros vivem ameaçados pela expansão das fronteiras agrícolas, o agronegócio, que avançam ilegalmente sobre seus territórios. Mais grave, esse crime de lesa-pátria acontece por omissão e, em muitos casos, com a conivência explícita do Estado brasileiro.

A Fitratelp e seus sindicatos filiados reconhecem a importância das tribos indígenas na luta pela preservação da Amazônia. Portanto, é urgente e necessário ampliar as frentes de resistências dos povos indígenas com a participação efetiva dos trabalhadores e da sociedade brasileira.

Esta data deve servir de reflexão do nosso papel enquanto trabalhadores em telecomunicações para impedir o processo de expulsão dos índios de seus territórios, que se agravou no governo Bolsonaro com a extração ilegal da madeira e de minérios por madeireiros e garimpeiros ilegais acobertados por autoridades públicas do país.

Brasília-DF, 19 de abril de 2021.

Executiva  da Fitratelp

Título: 19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO, O BRASILEIRO NATO, Conteúdo: No dia 19 de abril se comemora o Dia do Índio. A data é uma homenagem devido à ampla diversidade de povos que tiveram e têm uma participação fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. É importante destacar que as terras brasileiras eram habitadas pelos índios, muito tempo antes da chegada dos colonizadores europeus e dos escravos africanos.  Ao logo dos anos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes. O índio é o brasileiro nato, que habita e tira o sustento da terra sem prejudicar os recursos naturais e o meio ambiente. São os guardiões das florestas e dos rios tão essenciais para a sobrevivência do planeta, do homem e demais seres que nele habitam. Em pleno Século XXI os índios brasileiros vivem ameaçados pela expansão das fronteiras agrícolas, o agronegócio, que avançam ilegalmente sobre seus territórios. Mais grave, esse crime de lesa-pátria acontece por omissão e, em muitos casos, com a conivência explícita do Estado brasileiro. A Fitratelp e seus sindicatos filiados reconhecem a importância das tribos indígenas na luta pela preservação da Amazônia. Portanto, é urgente e necessário ampliar as frentes de resistências dos povos indígenas com a participação efetiva dos trabalhadores e da sociedade brasileira. Esta data deve servir de reflexão do nosso papel enquanto trabalhadores em telecomunicações para impedir o processo de expulsão dos índios de seus territórios, que se agravou no governo Bolsonaro com a extração ilegal da madeira e de minérios por madeireiros e garimpeiros ilegais acobertados por autoridades públicas do país. Brasília-DF, 19 de abril de 2021. Executiva  da Fitratelp



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.