No dia 19 de abril se comemora o Dia do Índio. A data é uma homenagem devido à ampla diversidade de povos que tiveram e têm uma participação fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.
É importante destacar que as terras brasileiras eram habitadas pelos índios, muito tempo antes da chegada dos colonizadores europeus e dos escravos africanos. Ao logo dos anos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes.
O índio é o brasileiro nato, que habita e tira o sustento da terra sem prejudicar os recursos naturais e o meio ambiente. São os guardiões das florestas e dos rios tão essenciais para a sobrevivência do planeta, do homem e demais seres que nele habitam.
Em pleno Século XXI os índios brasileiros vivem ameaçados pela expansão das fronteiras agrícolas, o agronegócio, que avançam ilegalmente sobre seus territórios. Mais grave, esse crime de lesa-pátria acontece por omissão e, em muitos casos, com a conivência explícita do Estado brasileiro.
A Fitratelp e seus sindicatos filiados reconhecem a importância das tribos indígenas na luta pela preservação da Amazônia. Portanto, é urgente e necessário ampliar as frentes de resistências dos povos indígenas com a participação efetiva dos trabalhadores e da sociedade brasileira.
Esta data deve servir de reflexão do nosso papel enquanto trabalhadores em telecomunicações para impedir o processo de expulsão dos índios de seus territórios, que se agravou no governo Bolsonaro com a extração ilegal da madeira e de minérios por madeireiros e garimpeiros ilegais acobertados por autoridades públicas do país.
Brasília-DF, 19 de abril de 2021.
Executiva da Fitratelp