Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

TIE e FITTEL realizam Primeiro Encontro Nacional dos Trabalhadores na Contax

Nos dias 26 e 27 de abril os Trabalhadores no setor de teleatendimento (call-centers) e lojas de atendimento da Contax participaram do Primeiro Encontro Nacional dos Trabalhadores na Contax, promovido e organizado por TIE-Brasil e FITTEL na cidade de São Bernardo do Campo, SP. Sob o tema "Produção Coletiva de Conhecimento" telefonistas e teleatend

Escrito por: Fittel • Publicado em: 30/04/2008 - 00:00 Escrito por: Fittel Publicado em: 30/04/2008 - 00:00

Segundo Hamurabi Carvalho, diretor de políticas sindicais de FITTEL, é importante que os Trabalhadores de base se reunam para discutir seus problemas e tenham instrumentos que lhes permitam conhecer melhor a empresa onde trabalham, pois isso pode ajudar no fortalecimento das negociações levadas pelas comissões da FITTEL. “Sem dúvida, com este trabalho de troca de informações e experiências, teremos condições de negociar acordos melhores a partir de agora, pois os Trabalhadores estarão mais envolvidos neste processo e alimentando-nos com informações atualizadíssimas”, comentou no encerramento da atividade.

Já a companheira Aurina Carneiro, Trabalhadora de base no Maranhão, elogiou a iniciativa porque “é muito importante a realização de atividades como esta, onde os sindicatos abrem espaço para que os Trabalhadores de base possam falar e ser ouvidos”.

Isidro Carreño, coordenador do Fórum Latinoamericano dos Trabalhadores Telefônicos, disse que "os Trabalhadores na Contax  deram um grande  passo no fortalecimento de sua organização sindical e contam agora com um instrumento que permite entender melhor a realidade laboral e estabelecer políticas sindicais avançadas". 

Isidro destacou "a importancia de reunir pessoas que pela primeira vez participavam de um Encontro deste tipo. E esta participação deu ao encontro características sindicais garantindo ao mesmo um clima agradável e uma visão diferente daqueles encontros onde só participam companheiros com mais formação sindical. Creio que todos estão de acordo com isso. Também é preciso destacar que os participantes tiveram a capacidade para mudar o programa inicial do seminário e chegar aos objetivos planejados. O fizeram sem impor metodologias. Creio que uma segunda etapa será realizada devido ao interesse e compromisso dos participantes, assim como pela necessidade da formação constantes de novos ativisdtas sindicais"

Para Sérgio Bertoni, de TIE-Brasil, a atividade mostrou a maturidade e seriedade das Trabalhadoras e Trabalhadores na Contax, a difícil situação em que se encontram e a qualidade das propostas de ação sindical a ser desenvolvidas daqui para frente. “O que foi debatido e proposto aqui não são apenas tarefas para os Trabalhadores em teleatendimento, mas todo um plano  de Trabalho para o setor de Telecomunicações. Com a convergência digital este setor está passando por profundas transformações e vai exigir do movimento sindical novas capacidades, táticas e estratégias para defender os interesses dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.

Os participantes aprovaram a realização de um novo Encontro Nacional em 2009 e um plano de ações locais e nacionais que, além de ajudar na preparação do próximo encontro, visam a formação de uma Rede de Trabalhadores na Contax com o objetivo de intercambiar informações e experiências para fortalecer a organização sindical e lutar por novas conquistas.

Título: TIE e FITTEL realizam Primeiro Encontro Nacional dos Trabalhadores na Contax, Conteúdo: Segundo Hamurabi Carvalho, diretor de políticas sindicais de FITTEL, é importante que os Trabalhadores de base se reunam para discutir seus problemas e tenham instrumentos que lhes permitam conhecer melhor a empresa onde trabalham, pois isso pode ajudar no fortalecimento das negociações levadas pelas comissões da FITTEL. “Sem dúvida, com este trabalho de troca de informações e experiências, teremos condições de negociar acordos melhores a partir de agora, pois os Trabalhadores estarão mais envolvidos neste processo e alimentando-nos com informações atualizadíssimas”, comentou no encerramento da atividade. Já a companheira Aurina Carneiro, Trabalhadora de base no Maranhão, elogiou a iniciativa porque “é muito importante a realização de atividades como esta, onde os sindicatos abrem espaço para que os Trabalhadores de base possam falar e ser ouvidos”. Isidro Carreño, coordenador do Fórum Latinoamericano dos Trabalhadores Telefônicos, disse que "os Trabalhadores na Contax  deram um grande  passo no fortalecimento de sua organização sindical e contam agora com um instrumento que permite entender melhor a realidade laboral e estabelecer políticas sindicais avançadas".  Isidro destacou "a importancia de reunir pessoas que pela primeira vez participavam de um Encontro deste tipo. E esta participação deu ao encontro características sindicais garantindo ao mesmo um clima agradável e uma visão diferente daqueles encontros onde só participam companheiros com mais formação sindical. Creio que todos estão de acordo com isso. Também é preciso destacar que os participantes tiveram a capacidade para mudar o programa inicial do seminário e chegar aos objetivos planejados. O fizeram sem impor metodologias. Creio que uma segunda etapa será realizada devido ao interesse e compromisso dos participantes, assim como pela necessidade da formação constantes de novos ativisdtas sindicais" Para Sérgio Bertoni, de TIE-Brasil, a atividade mostrou a maturidade e seriedade das Trabalhadoras e Trabalhadores na Contax, a difícil situação em que se encontram e a qualidade das propostas de ação sindical a ser desenvolvidas daqui para frente. “O que foi debatido e proposto aqui não são apenas tarefas para os Trabalhadores em teleatendimento, mas todo um plano  de Trabalho para o setor de Telecomunicações. Com a convergência digital este setor está passando por profundas transformações e vai exigir do movimento sindical novas capacidades, táticas e estratégias para defender os interesses dos Trabalhadores e Trabalhadoras”. Os participantes aprovaram a realização de um novo Encontro Nacional em 2009 e um plano de ações locais e nacionais que, além de ajudar na preparação do próximo encontro, visam a formação de uma Rede de Trabalhadores na Contax com o objetivo de intercambiar informações e experiências para fortalecer a organização sindical e lutar por novas conquistas.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.