Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Telefónica é multada por posição dominante no mercado espanhol

A Portugal Telecom admite que pode ser penalizada por motivo semelhante

Escrito por: Telecom on line • Publicado em: 04/07/2007 - 00:00 Escrito por: Telecom on line Publicado em: 04/07/2007 - 00:00

O abuso da posição dominante de mercado fez duas vítimas na Europa nesta quarta-feira, 4. O grupo espanhol Telefónica foi multado em 151,9 milhões de euros pela Comissão Européia, que considerou que a estratégia da operadora nos últimos cinco anos impediu a livre concorrência no acesso em alta velocidade na Espanha. A Telefónica classificou a multa como injustificada e promete recorrer da sentença. Em comunicado, a Comissão Européia explicou que a operadora cometeu um sério abuso da sua posição de domínio no mercado da banda larga ao praticar valores no atacado muito próximos dos preços que oferecia no varejo, impedindo que os concorrentes lucrassem com o negócio. A Comissão Européia considerou a multa como um "precedente importante" para outras companhias que operam em setores que foram recentemente liberalizados. O valor é o maior já aplicado a uma empresa de telecom. Ainda na Europa, a Portugal Telecom admitiu, em relatório enviado à SEC, que pode ser multada pela autoridade da concorrência do mercado português também por abuso de posição dominante. Segundo a agência Bloomberg, a operadora portuguesa reconheceu que aguarda uma acusação formal para breve. No caso da PT, o abuso estaria no preço cobrado no varejo, que teria sido reduzido com o intuito de prejudicar a concorrência.

Título: Telefónica é multada por posição dominante no mercado espanhol, Conteúdo: O abuso da posição dominante de mercado fez duas vítimas na Europa nesta quarta-feira, 4. O grupo espanhol Telefónica foi multado em 151,9 milhões de euros pela Comissão Européia, que considerou que a estratégia da operadora nos últimos cinco anos impediu a livre concorrência no acesso em alta velocidade na Espanha. A Telefónica classificou a multa como injustificada e promete recorrer da sentença. Em comunicado, a Comissão Européia explicou que a operadora cometeu um sério abuso da sua posição de domínio no mercado da banda larga ao praticar valores no atacado muito próximos dos preços que oferecia no varejo, impedindo que os concorrentes lucrassem com o negócio. A Comissão Européia considerou a multa como um "precedente importante" para outras companhias que operam em setores que foram recentemente liberalizados. O valor é o maior já aplicado a uma empresa de telecom. Ainda na Europa, a Portugal Telecom admitiu, em relatório enviado à SEC, que pode ser multada pela autoridade da concorrência do mercado português também por abuso de posição dominante. Segundo a agência Bloomberg, a operadora portuguesa reconheceu que aguarda uma acusação formal para breve. No caso da PT, o abuso estaria no preço cobrado no varejo, que teria sido reduzido com o intuito de prejudicar a concorrência.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.