Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Pirataria de conteúdo é preocupação na TV digital

Hélio Costa anunciou o Sistema de Proteção ao Conteúdo para as gravações de programas em alta definição

Escrito por: Fonte: Telecom on line • Publicado em: 20/06/2007 - 00:00 Escrito por: Fonte: Telecom on line Publicado em: 20/06/2007 - 00:00

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou em entrevista coletiva, que as transmissões da TV digital vão ser dotadas de um Sistema de Proteção ao Conteúdo que possibilitará a gravação dos programas em alta definição, pelos telespectadores, apenas uma única vez. A reprodução de cópias a partir dessa gravação também será impedida por um dispositivo programável dentro do próprio sistema de transmissão. Costa afirmou, no entanto, que a gravação por meio do sistema analógico, como o videocassete, não sofrerá restrição. Também informou que o sistema com bloqueio à gravação, ou que permita apenas uma gravação, tornará mais barato (em 30%) o conversor do sinal analógico para o digital, devido à subvenção que os grandes produtores internacionais de áudio-visual estão dando à indústria para produção do equipamento. Esse conversor (denominado setop box) terá de ser adquirido pelo usuário, para poder receber o sinal digital no aparelho analógico, durante o período de transmissão simultânea dos dois sistemas. ??Estamos preocupados com a proteção do conteúdo em alta definição e adotando medidas para impedir que se façam milhares de cópias piratas, com qualidade de DVD, para comercialização?, afirmou o ministro, que declarou-se contra qualquer tipo de bloqueio semanas atrás. Ele confessou que foi convencido pelos produtores de conteúdo a mudar de idéia. Nos Estados Unidos, a Justiça considerou que esse tipo de bloqueio fere a Constituição local e impediu a adoção de qualquer proteção à gravação de conteúdos. No Japão, o bloqueio contra gravações já está em vigor e, na Europa, ainda passa por análise. ??Minha preocupação era também em relação à constitucionalidade da proibição, mas com a possibilidade de haver uma única gravação essa questão fica resolvida, no entender dos especialistas?, prosseguiu Costa. A proposta foi aprovada pelo Fórum da TV Digital, formado pela iniciativa privada, e será apresentado ao Comitê de Desenvolvimento da TV Digital em reunião que se realizará na próxima semana. Segundo o ministro, os seus colegas do governo que integram o Comitê, como Dilma Roussef (ministra-chefe da Cassa Civil) e Sérgio Rezende (ministro da Ciência eTecnologia), apóiam a iniciativa de proteção ao conteúdo em alta definição.

Título: Pirataria de conteúdo é preocupação na TV digital, Conteúdo: O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou em entrevista coletiva, que as transmissões da TV digital vão ser dotadas de um Sistema de Proteção ao Conteúdo que possibilitará a gravação dos programas em alta definição, pelos telespectadores, apenas uma única vez. A reprodução de cópias a partir dessa gravação também será impedida por um dispositivo programável dentro do próprio sistema de transmissão. Costa afirmou, no entanto, que a gravação por meio do sistema analógico, como o videocassete, não sofrerá restrição. Também informou que o sistema com bloqueio à gravação, ou que permita apenas uma gravação, tornará mais barato (em 30%) o conversor do sinal analógico para o digital, devido à subvenção que os grandes produtores internacionais de áudio-visual estão dando à indústria para produção do equipamento. Esse conversor (denominado setop box) terá de ser adquirido pelo usuário, para poder receber o sinal digital no aparelho analógico, durante o período de transmissão simultânea dos dois sistemas. ??Estamos preocupados com a proteção do conteúdo em alta definição e adotando medidas para impedir que se façam milhares de cópias piratas, com qualidade de DVD, para comercialização?, afirmou o ministro, que declarou-se contra qualquer tipo de bloqueio semanas atrás. Ele confessou que foi convencido pelos produtores de conteúdo a mudar de idéia. Nos Estados Unidos, a Justiça considerou que esse tipo de bloqueio fere a Constituição local e impediu a adoção de qualquer proteção à gravação de conteúdos. No Japão, o bloqueio contra gravações já está em vigor e, na Europa, ainda passa por análise. ??Minha preocupação era também em relação à constitucionalidade da proibição, mas com a possibilidade de haver uma única gravação essa questão fica resolvida, no entender dos especialistas?, prosseguiu Costa. A proposta foi aprovada pelo Fórum da TV Digital, formado pela iniciativa privada, e será apresentado ao Comitê de Desenvolvimento da TV Digital em reunião que se realizará na próxima semana. Segundo o ministro, os seus colegas do governo que integram o Comitê, como Dilma Roussef (ministra-chefe da Cassa Civil) e Sérgio Rezende (ministro da Ciência eTecnologia), apóiam a iniciativa de proteção ao conteúdo em alta definição.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.