NOTA PÚBLICA DA FITRATELP/FITTEL

Escrito por: Executiva da FITRATELP/FITTEL • Publicado em: 18/07/2022 - 18:05 • Última modificação: 18/07/2022 - 18:21 Escrito por: Executiva da FITRATELP/FITTEL Publicado em: 18/07/2022 - 18:05 Última modificação: 18/07/2022 - 18:21

NOTA PÚBLICA DA FITRATELP/FITTEL

Brasília-DF, 18 de julho de 2022.

João de Moura Neto

Presidente da FITRATELP/FITTEL

Título: NOTA PÚBLICA DA FITRATELP/FITTEL, Conteúdo: NOTA PÚBLICA DA FITRATELP/FITTEL É preciso combater o telemarketing abusivo feito por robôs e preservar os empregos diretos dos trabalhadores A FITRATELP e FITTEL e seus Sindicatos filiados manifestam a sua opinião através desta Nota Pública, a respeito da suspensão pelo Ministério da Justiça, a partir desta segunda-feira (18/7), por tempo indeterminado, das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing no Brasil em decorrência de abuso contra o direito dos consumidores. No nosso entendimento, a decisão expõe uma característica desse governo que é de não dialogar com as partes – empresas e trabalhadores –, antes de tomar uma medida que certamente causará prejuízos aos trabalhadores, bem como aos usuários e consumidores. O Brasil enfrenta uma taxa de desemprego altíssima, com um número alarmante de brasileiros e brasileiras em situação de insegurança alimentar. Essa decisão vai gerar mais desemprego no segmento de telemarketing, um setor que favorece a entrada de jovens no mercado de trabalho. A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados repudiam com veemência essa decisão do Ministério da Justiça, por saber que o telemarketing abusivo geralmente é praticado por robôs e deve ser combatido, mas os empregos diretos dos trabalhadores devem ser preservados, humanizados e valorizados. Finalmente, mais não menos importante, é necessário combater a imposição de metas abusivas que exigem dos trabalhadores a insistência e invasividade no afã de alcançar resultados inatingíveis, a pretexto de conquistar metas de desempenho e manter seus empregos.   Brasília-DF, 18 de julho de 2022. João de Moura Neto Presidente da FITRATELP/FITTEL