NOTA PÚBLICA DA FITRATELP em defesa dos trabalhadores

A FITRATELP está ao lado dos trabalhadores e da sociedade brasileira

Escrito por: Executiva da FITRATELP • Publicado em: 19/03/2020 - 12:14 • Última modificação: 19/03/2020 - 12:24 Escrito por: Executiva da FITRATELP Publicado em: 19/03/2020 - 12:14 Última modificação: 19/03/2020 - 12:24

Brasília, 19 de março de 2020.

João de Moura Neto

presidente

Título: NOTA PÚBLICA DA FITRATELP em defesa dos trabalhadores, Conteúdo: NOTA PÚBLICA A FITRATELP, federação que reúne os sindicatos de trabalhadores em telecomunicações (SINTTELs) de oito Estados do Brasil e o Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia de São Paulo (SINTPq), vem a público manifestar preocupação com a saúde dos trabalhadores em telecomunicações e, em especial, dos trabalhadores de Call Center em todo o Brasil devido ao COVID-19, uma vez que as atividades laborais são executadas em ambientes fechados e de uso coletivo.   Diante disso, esta federação encaminhará correspondências às empresas de telecomunicações solicitando informações de quais medidas sanitárias estão sendo adotadas, para minimizar ou eliminar os riscos de contaminação por COVID-19. Mas que isso, queremos saber se todos os protocolos e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e das Secretarias Estaduais de Saúde estão sendo seguidos rigorosamente.   Destacamos nesta Nota Pública, que cabe às empresas a implementação das medidas de prevenção estabelecidas nos protocolos da OMS/MS/ÓRGÃO ESTADUAL, para proteger os empregados e a sociedade do COVID-19, sob pena de serem responsabilizadas por eventuais danos à saúde dos seus trabalhadores, podendo inclusive essa omissão ser caracterizada como Acidente de Trabalho.   Finalmente, ressaltamos que a situação é grave e exige um posicionamento responsável e humanitário do poder público e da sociedade civil. Desesperar-se não resolve o problema e poderá agravar ainda mais a pandemia causada pelo Coronavírus. Esperamos que os esforços internacionais, nacionais e locais para conter o avanço do COVID-19 tenham êxitos e que a vida no Planeta prossiga brevemente dentro da normalidade. A FITRATELP está ao lado dos trabalhadores e da sociedade brasileira nesse momento extremamente difícil.   Brasília, 19 de março de 2020.   João de Moura Neto        presidente