NOTA PÚBLICA DA FITRATELP - Ingerência dos EUA no Brasil

Escrito por: Executiva da FITRATELP • Publicado em: 04/11/2020 - 09:12 • Última modificação: 04/11/2020 - 09:20 Escrito por: Executiva da FITRATELP Publicado em: 04/11/2020 - 09:12 Última modificação: 04/11/2020 - 09:20

Esse posicionamento do governo brasileiro tem ocorrido desde as declarações do Presidente Donald Trump contra a empresa e recentemente durante a visita ao Brasil, em 20/10, do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert Charles O'Brien. Portanto, trata-se de uma interferência direta dos EUA para impedir que a Huawei seja fornecedora de equipamentos para contemplar a rede 5G no Brasil.

Brasília, 4 de novembro de 2020

Executiva da FITRATELP

Título: NOTA PÚBLICA DA FITRATELP - Ingerência dos EUA no Brasil, Conteúdo: NOTA PÚBLICA A FITRATELP, federação que reúne os sindicatos de trabalhadores em telecomunicações (SINTTELs) de oito Estados do Brasil e o Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia de São Paulo (SINTPq), vem a público manifestar contra o alinhamento do Brasil à política externa dos EUA de banir a empresa Huawei do 5G do país.   Esse posicionamento do governo brasileiro tem ocorrido desde as declarações do Presidente Donald Trump contra a empresa e recentemente durante a visita ao Brasil, em 20/10, do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert Charles OBrien. Portanto, trata-se de uma interferência direta dos EUA para impedir que a Huawei seja fornecedora de equipamentos para contemplar a rede 5G no Brasil.   É, no mínimo, estranho que o presidente Jair Bolsonaro tenha essa postura exatamente no momento em que a eleição presidencial americana segue indefinida, o que torna evidente o despreparo e submissão do presidente brasileiro à política externa norte-americana comandada por Donald Trump, desconsiderando a importância da empresa chinesa para o setor de telecomunicações no Brasil e no mundo.   A Huawei atua no Brasil há mais de duas décadas e atualmente gera cerca de 1.200 empregos direitos e 15.000 indiretos, tendo como clientes as maiores operadoras de telecomunicações do país. A proibição da Huawei no mercado brasileiro poderá resultar em consequências imprevisíveis e prejuízos incalculáveis para os brasileiros, pois nos EUA essa proibição resultou em um aumento de 2 a 5 vezes no preço dos equipamentos de telecomunicações nas áreas rurais, além de suprimir milhares de postos de trabalho diretos e indiretos.   A FITRATELP e Sindicatos filiados alertam a sociedade brasileira para as consequências danosas que esse alinhamento à política externa dos EUA poderá causar ao Brasil. O Governo Bolsonaro tem a obrigação de defender a soberania nacional, bem como rechaçar  qualquer interferência externa nos assuntos de interesse do povo brasileiro.   Brasília, 4 de novembro de 2020   Executiva da FITRATELP