Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Minicom estuda meios de garantir presença de todos os estados na Confecom

O trio de Ministros responsável pela preparação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) estará nesta segunda-feira, 28, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer um balanço do andamento da organização do evento.

Escrito por: Teletime • Publicado em: 29/09/2009 - 00:00 Escrito por: Teletime Publicado em: 29/09/2009 - 00:00

Ao contrário da última reunião, os Ministros Hélio Costa (Comunicações), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) terão mais notícias boas do que más para divulgar sobre o evento. O problema orçamentário parece ter sido resolvido, assim como a disputa mais forte entre empresários e movimentos sociais, que culminou com a saída de seis associações empresariais do núcleo de organização da conferência.

Mesmo com o calendário apertado - a grande plenária nacional está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro -, o governo não pensa em adiar o evento. O foco do Ministério das Comunicações é encontrar uma solução para que haja uma representatividade mínima de todos os estados no encontro nacional. O desafio está no fato de que sete estados não convocaram suas etapas municipais, em grande parte por conta de instabilidades políticas locais. Até o momento, não há previsão de realização de pré-conferência nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Santa Catarina.

Como a maioria dos estados com dificuldades na convocação é da região Norte, o governo está preocupado com uma eventual baixa representatividade desta área nos debates nacionais. Um primeiro movimento para garantir a participação desses estados deve ser feito ainda nesta semana. Na próxima quinta-feira, 2 de outubro, a comissão organizadora discutirá a possibilidade de, ela própria, convocar as etapas estaduais nos locais onde isso ainda não foi feito.

Caso a decisão seja tomada, não será uma "convocação" propriamente dita. A comissão deverá fazer uma espécie de chamamento público de empresários e entidades civis para que um debate mínimo sobre comunicação seja travado em cada estado. "Vamos fazer um último esforço para a participação desses estados, especialmente porque vemos que a região Norte pode ficar muito prejudicada", confirma Marcelo Bechara, consultor jurídico do Minicom e presidente da comissão organizadora da Confecom.

O Minicom prepara ainda um segundo plano caso a criação de grupos locais por convocação da organização não funcione. Será sugerida aos ministros a seleção de delegados por indicação para representar os estados que não tiveram pré-conferência no evento nacional. Mesmo com os obstáculos nos sete estados que não convocaram as etapas regionais, Bechara está satisfeito com o andamento da organização, uma vez que a maioria das unidades da federação conseguiu se organizar sem maiores problemas

Mariana Mazza

Título: Minicom estuda meios de garantir presença de todos os estados na Confecom, Conteúdo: Ao contrário da última reunião, os Ministros Hélio Costa (Comunicações), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) terão mais notícias boas do que más para divulgar sobre o evento. O problema orçamentário parece ter sido resolvido, assim como a disputa mais forte entre empresários e movimentos sociais, que culminou com a saída de seis associações empresariais do núcleo de organização da conferência. Mesmo com o calendário apertado - a grande plenária nacional está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro -, o governo não pensa em adiar o evento. O foco do Ministério das Comunicações é encontrar uma solução para que haja uma representatividade mínima de todos os estados no encontro nacional. O desafio está no fato de que sete estados não convocaram suas etapas municipais, em grande parte por conta de instabilidades políticas locais. Até o momento, não há previsão de realização de pré-conferência nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Santa Catarina. Como a maioria dos estados com dificuldades na convocação é da região Norte, o governo está preocupado com uma eventual baixa representatividade desta área nos debates nacionais. Um primeiro movimento para garantir a participação desses estados deve ser feito ainda nesta semana. Na próxima quinta-feira, 2 de outubro, a comissão organizadora discutirá a possibilidade de, ela própria, convocar as etapas estaduais nos locais onde isso ainda não foi feito. Caso a decisão seja tomada, não será uma "convocação" propriamente dita. A comissão deverá fazer uma espécie de chamamento público de empresários e entidades civis para que um debate mínimo sobre comunicação seja travado em cada estado. "Vamos fazer um último esforço para a participação desses estados, especialmente porque vemos que a região Norte pode ficar muito prejudicada", confirma Marcelo Bechara, consultor jurídico do Minicom e presidente da comissão organizadora da Confecom. O Minicom prepara ainda um segundo plano caso a criação de grupos locais por convocação da organização não funcione. Será sugerida aos ministros a seleção de delegados por indicação para representar os estados que não tiveram pré-conferência no evento nacional. Mesmo com os obstáculos nos sete estados que não convocaram as etapas regionais, Bechara está satisfeito com o andamento da organização, uma vez que a maioria das unidades da federação conseguiu se organizar sem maiores problemas Mariana Mazza



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.