Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Em seminário, mulheres negras condenam onda de racismo

Atividade em Brasília abriu semana de duas datas históricas para o povo negro

Escrito por: Walber Pinto • Publicado em: 17/11/2015 - 17:58 • Última modificação: 17/11/2015 - 18:03 Escrito por: Walber Pinto Publicado em: 17/11/2015 - 17:58 Última modificação: 17/11/2015 - 18:03

Lidyane Ponciano

O avanço da onda conservadora, que destila racismo, xenofobia e homofobia dentro e fora das redes sociais foi um dos temas debatidos na abertura do seminário das mulheres negras, nesta segunda-feira (16), em Brasília.  A atividade faz parte da abertura da Marcha das Mulheres Negras, que acontece nesta quarta-feira (18), também na capital federal.

A marcha acontecerá dois dias antes das celebrações do Dia da Consciência Negra e denunciará o racismo, a violência, o sexismo e o avanço das forças conservadoras.  O evento também vai reivindicar o fim do genocídio de jovens negros e terá a Central como uma das protagonistas.

Durante o seminário, o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ronaldo Barros, afirmou que a internet ajudou a potencializar essa maré de discriminação. “Um dos fenômenos para explicar a ampliação e divulgação dos crimes de racismo e intolerância é que a sociedade está tendo um estranhamento da desnaturalização dos espaços que eram tidos como branco. Esses jovens (brancos) de classe média alta crescem e encontram negros na universidade. Isso incomoda as elites”, afirmou.

Para Barros, a onda conservadora reage às conquistas dos últimos 12 anos que, segundo ele, ainda não se tornou um retrocesso. “Por isso a necessidade de organizar cotas nas universidades, agora negro será juiz, vai ter grandes carreiras nos bancos públicos”, diz.

Ainda na mesa de abertura, a secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Julia, destacou que a marcha das mulheres negras acontece num momento simbólico. “É um ato de grande importância porque nós marcharemos contra o racismo e contra a violência doméstica, que atinge principalmente as mulheres negras”.

Desafios no movimento sindical

Maria Julia ressaltou também que a paridade foi uma grande conquista na Central, entretanto, precisa avançar na Executiva Nacional.

“Hoje, na CUT, temos uma mulher, negra, na Executiva, com a paridade, onde temos metade homem e metade mulher significa que avançamos. Mas o movimento sindical precisa fortalecer essa formação, ter mais mulheres negras no espaço de poder”, avalia a dirigente.

Para Paloma dos Santos, da Contracs (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), quando se fala de mulher, negra, lésbica e dirigente sindical, há tríplice discriminação. “Nós do movimento sindical temos que fazer políticas públicas para garantir o direito e proteção para nós mulheres lésbicas”, disse.

Economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Patrícia Lino apresentou a última pesquisa onde mostra que as mulheres negras lideram os postos mais precários e ocupam os postos de trabalho mais preconizados. O Portal da CUT apresentou esses dados na reportagem Mulheres negras enfrentam discriminação, mas silêncio já não é resposta, no último dia 9.

Fonte:www.cut.org.br

Título: Em seminário, mulheres negras condenam onda de racismo, Conteúdo: O avanço da onda conservadora, que destila racismo, xenofobia e homofobia dentro e fora das redes sociais foi um dos temas debatidos na abertura do seminário das mulheres negras, nesta segunda-feira (16), em Brasília.  A atividade faz parte da abertura da Marcha das Mulheres Negras, que acontece nesta quarta-feira (18), também na capital federal. A marcha acontecerá dois dias antes das celebrações do Dia da Consciência Negra e denunciará o racismo, a violência, o sexismo e o avanço das forças conservadoras.  O evento também vai reivindicar o fim do genocídio de jovens negros e terá a Central como uma das protagonistas. Durante o seminário, o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ronaldo Barros, afirmou que a internet ajudou a potencializar essa maré de discriminação. “Um dos fenômenos para explicar a ampliação e divulgação dos crimes de racismo e intolerância é que a sociedade está tendo um estranhamento da desnaturalização dos espaços que eram tidos como branco. Esses jovens (brancos) de classe média alta crescem e encontram negros na universidade. Isso incomoda as elites”, afirmou. Para Barros, a onda conservadora reage às conquistas dos últimos 12 anos que, segundo ele, ainda não se tornou um retrocesso. “Por isso a necessidade de organizar cotas nas universidades, agora negro será juiz, vai ter grandes carreiras nos bancos públicos”, diz. Ainda na mesa de abertura, a secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Julia, destacou que a marcha das mulheres negras acontece num momento simbólico. “É um ato de grande importância porque nós marcharemos contra o racismo e contra a violência doméstica, que atinge principalmente as mulheres negras”. Desafios no movimento sindical Maria Julia ressaltou também que a paridade foi uma grande conquista na Central, entretanto, precisa avançar na Executiva Nacional. “Hoje, na CUT, temos uma mulher, negra, na Executiva, com a paridade, onde temos metade homem e metade mulher significa que avançamos. Mas o movimento sindical precisa fortalecer essa formação, ter mais mulheres negras no espaço de poder”, avalia a dirigente. Para Paloma dos Santos, da Contracs (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), quando se fala de mulher, negra, lésbica e dirigente sindical, há tríplice discriminação. “Nós do movimento sindical temos que fazer políticas públicas para garantir o direito e proteção para nós mulheres lésbicas”, disse. Economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Patrícia Lino apresentou a última pesquisa onde mostra que as mulheres negras lideram os postos mais precários e ocupam os postos de trabalho mais preconizados. O Portal da CUT apresentou esses dados na reportagem Mulheres negras enfrentam discriminação, mas silêncio já não é resposta, no último dia 9. Fonte:www.cut.org.br



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.