Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Dia d@s Trabalhador@s

Escrito por: Fittel • Publicado em: 30/04/2008 - 00:00 Escrito por: Fittel Publicado em: 30/04/2008 - 00:00
Saiba resumidamente o porquê da comemoração do 1º de maio 
 
Inicialmente foi criado o Dia Mundial do Trabalho em 1889, durante o Congresso da Internacional Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem aos mártires da greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
 
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
 
Após, oito líderes sindicais são presos durante uma assembléia no dia 04 de maio. O seu julgamento começa imediatamente e todos são considerados culpados.
August Spies, Georg Engel, Adolf Fischer, Albert Parsons e Louis Lingg são condenados à forca.
Michael Schwabb e Samuel Fielden foram punidos com prisão perpétua.
Oscar Neeb foi condenado a quinze anos de prisão.
Louis Lingg suicidou-se na prisão, na véspera da sua execução.
Deixou um bilhete onde reafirma suas convicções e dizia que se matava para não permitir que um carrasco a serviço da burguesia pusesse suas mão imundas em seu corpo.
 
Em memória aos mártires de Chicago, às reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta mundial d@s trabalhador@s, servindo de exemplo para a humanidade, o dia 1º de maio foi instituído e hoje é comemorado como o Dia Mundial d@s Trabalhador@s.
 
Hoje, o nosso desafio é organizar e mobilizar todo o povo para enfrentar as ameaças que pairam sobre os direitos conquistados e as bandeiras levantadas pela Classe Trabalhadora nestes dois séculos de luta.
 

A CUT Nacional e as CUT’s Estaduais realizarão Atos Comemorativos em todas as UF.

PARTICIPE!

NÃO É UM SIMPLES FERIADO...É O NOSSO DIA!
Título: Dia d@s Trabalhador@s, Conteúdo: Saiba resumidamente o porquê da comemoração do 1º de maio    Inicialmente foi criado o Dia Mundial do Trabalho em 1889, durante o Congresso da Internacional Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem aos mártires da greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.   Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.   Após, oito líderes sindicais são presos durante uma assembléia no dia 04 de maio. O seu julgamento começa imediatamente e todos são considerados culpados. August Spies, Georg Engel, Adolf Fischer, Albert Parsons e Louis Lingg são condenados à forca. Michael Schwabb e Samuel Fielden foram punidos com prisão perpétua. Oscar Neeb foi condenado a quinze anos de prisão. Louis Lingg suicidou-se na prisão, na véspera da sua execução. Deixou um bilhete onde reafirma suas convicções e dizia que se matava para não permitir que um carrasco a serviço da burguesia pusesse suas mão imundas em seu corpo.   Em memória aos mártires de Chicago, às reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta mundial d@s trabalhador@s, servindo de exemplo para a humanidade, o dia 1º de maio foi instituído e hoje é comemorado como o Dia Mundial d@s Trabalhador@s.   Hoje, o nosso desafio é organizar e mobilizar todo o povo para enfrentar as ameaças que pairam sobre os direitos conquistados e as bandeiras levantadas pela Classe Trabalhadora nestes dois séculos de luta.   A CUT Nacional e as CUT’s Estaduais realizarão Atos Comemorativos em todas as UF. PARTICIPE! NÃO É UM SIMPLES FERIADO...É O NOSSO DIA!



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.