Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Deputados apresentam projeto para sustar decreto que incluiu Eletrobras em programa de privatização

PDC 918/18 será analisado inicialmente em comissões da Casa. Depois segue para o Plenário

Escrito por: Agência Câmara de Notícias • Publicado em: 26/04/2018 - 15:41 • Última modificação: 26/04/2018 - 16:13 Escrito por: Agência Câmara de Notícias Publicado em: 26/04/2018 - 15:41 Última modificação: 26/04/2018 - 16:13

Arquivo/ Sônia Baiocchi

Deputados de quatro partidos (PT, PSB, PDT e PSOL) apresentaram na terça-feira (24) projeto para sustar o decreto assinado pelo presidente Michel Temer que inclui a Eletrobrás no Programa Nacional de Desestatização (PND). O decreto foi divulgado na última quinta-feira (19).

Segundo Temer, o decreto é condição necessária para que o governo comece os levantamentos e estudos para viabilizar a privatização da estatal ainda neste ano. O texto autoriza o início dos estudos tão logo o projeto que prevê a privatização (PL 9463/18), em tramitação na Câmara dos Deputados, seja aprovado pelo Congresso Nacional.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 918/18 é assinado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) e mais 13 parlamentares. Entre outros argumentos, os deputados alegam que o governo não pode privatizar a estatal porque a lei de criação da Eletrobras (Lei 3.890-A/61) estabelece, em um dos artigos, que a União deve participar das emissões de ações ordinárias, de modo a manter o mínimo de 51% do capital votante.

Participação acionária

O processo de privatização proposto pelo governo Temer prevê o aumento de capital da estatal, por meio de subscrição de novas ações, de modo que a participação da União seja diluída para abaixo dos 50%. Na semana passada, em audiência pública na comissão especial que debate o projeto de privatização, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou que a intenção do governo é ficar com 43% do capital votante da companhia.

Para os deputados, ainda que o projeto de desestatização preveja a revogação do dispositivo da Lei 3.890-A/61, o governo não pode editar "um decreto que determina medidas privatizantes" antes a aprovação definitiva do PL 9463/18. Eles afirmam ainda que condicionar a inclusão da Eletrobras no PND à prévia aprovação do projeto em debate na Câmara "coloca no mundo jurídico norma aparentemente sem validade".

Por fim, os deputados dizem que o decreto presidencial impõe ao Legislativo "a agenda e o tempo" do Executivo, violando o princípio constitucional da separação dos Poderes.

Tramitação

O PDC 918/18 será analisado inicialmente em comissões da Casa. Depois segue para votação no Plenário.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Título: Deputados apresentam projeto para sustar decreto que incluiu Eletrobras em programa de privatização, Conteúdo: Deputados de quatro partidos (PT, PSB, PDT e PSOL) apresentaram na terça-feira (24) projeto para sustar o decreto assinado pelo presidente Michel Temer que inclui a Eletrobrás no Programa Nacional de Desestatização (PND). O decreto foi divulgado na última quinta-feira (19). Segundo Temer, o decreto é condição necessária para que o governo comece os levantamentos e estudos para viabilizar a privatização da estatal ainda neste ano. O texto autoriza o início dos estudos tão logo o projeto que prevê a privatização (PL 9463/18), em tramitação na Câmara dos Deputados, seja aprovado pelo Congresso Nacional. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 918/18 é assinado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) e mais 13 parlamentares. Entre outros argumentos, os deputados alegam que o governo não pode privatizar a estatal porque a lei de criação da Eletrobras (Lei 3.890-A/61) estabelece, em um dos artigos, que a União deve participar das emissões de ações ordinárias, de modo a manter o mínimo de 51% do capital votante. Participação acionária O processo de privatização proposto pelo governo Temer prevê o aumento de capital da estatal, por meio de subscrição de novas ações, de modo que a participação da União seja diluída para abaixo dos 50%. Na semana passada, em audiência pública na comissão especial que debate o projeto de privatização, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou que a intenção do governo é ficar com 43% do capital votante da companhia. Para os deputados, ainda que o projeto de desestatização preveja a revogação do dispositivo da Lei 3.890-A/61, o governo não pode editar um decreto que determina medidas privatizantes antes a aprovação definitiva do PL 9463/18. Eles afirmam ainda que condicionar a inclusão da Eletrobras no PND à prévia aprovação do projeto em debate na Câmara coloca no mundo jurídico norma aparentemente sem validade. Por fim, os deputados dizem que o decreto presidencial impõe ao Legislativo a agenda e o tempo do Executivo, violando o princípio constitucional da separação dos Poderes. Tramitação O PDC 918/18 será analisado inicialmente em comissões da Casa. Depois segue para votação no Plenário. Fonte: Agência Câmara Notícias



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.