Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

ClearTech/Neustar, Telcordia e Syniverse/HP competem para prover solução

Pelo menos três grandes grupos estão interessados

Escrito por: Fonte: Teletime • Publicado em: 13/07/2007 - 00:00 Escrito por: Fonte: Teletime Publicado em: 13/07/2007 - 00:00

Pelo menos três grandes grupos estão interessados em participar da RFP (request for proposal) para prover a solução tecnológica e de gestão da portabilidade numérica no Brasil. São eles: ClearTech, em parceria com Neustar; Telcordia; e Syniverse, em parceria com a HP. Como era de se esperar, cada uma divulga suas vantagens. A ClearTech juntou sua experiência como clearing house da Detraf no Brasil com a bagagem internacional da Neustar, que atua na gestão de portabilidade nos EUA, no Canadá e em Taiwan. "Já temos um grande parque de hardware instalado e conexões com muitas das operadoras", disse o gerente de assuntos regulatórios da ClearTech, Marcos Belotti. A Syniverse também goza de ampla experiência internacional com portabilidade e interconexão. E a Telcordia, por sua vez, argumenta que o custo de sua solução é baixo e a implementação é rápida. "Nossa solução está pronta. Precisaríamos de algo entre quatro e seis meses para implantá-la no Brasil", disse o diretor de serviços da Telcordia no País, Adolfo Delorenzo. A Telcordia também tem experiência internacional com portabilidade e faz a gestão centralizada de interconexão nos EUA e no Canadá. A expectativa é de que a RFP seja lançada em julho e o contrato seja assinado em setembro. E esperado que a RFP contemple exigências de arquitetura de sistemas, interfaces, capacidade, escalabilidade, segurança, infra-estrutura (hosting, hardware, software), nível de serviço (disponibilidade, performance), prazos de implementação etc. Associação Já está decidido pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) de que é necessária a participação de uma associação que represente as operadoras junto à futura entidade administradora. Em vez de cada operadora assinar um contrato separado com a entidade administradora, será feito um contrato único, através de uma associação. A mais cotada para exercer esse papel é a ABR Telecom, mas não é descartada a possibilidade de se fundar uma nova associação que tenha exclusivamente essa função. O problema é o tempo e o custo necessário para criar uma nova associação. Belotti e Delorenzo participaram na manhã desta terça-feira, 12, do seminário Portabilidade Numérica, realizado no Rio de Janeiro.

Título: ClearTech/Neustar, Telcordia e Syniverse/HP competem para prover solução, Conteúdo: Pelo menos três grandes grupos estão interessados em participar da RFP (request for proposal) para prover a solução tecnológica e de gestão da portabilidade numérica no Brasil. São eles: ClearTech, em parceria com Neustar; Telcordia; e Syniverse, em parceria com a HP. Como era de se esperar, cada uma divulga suas vantagens. A ClearTech juntou sua experiência como clearing house da Detraf no Brasil com a bagagem internacional da Neustar, que atua na gestão de portabilidade nos EUA, no Canadá e em Taiwan. "Já temos um grande parque de hardware instalado e conexões com muitas das operadoras", disse o gerente de assuntos regulatórios da ClearTech, Marcos Belotti. A Syniverse também goza de ampla experiência internacional com portabilidade e interconexão. E a Telcordia, por sua vez, argumenta que o custo de sua solução é baixo e a implementação é rápida. "Nossa solução está pronta. Precisaríamos de algo entre quatro e seis meses para implantá-la no Brasil", disse o diretor de serviços da Telcordia no País, Adolfo Delorenzo. A Telcordia também tem experiência internacional com portabilidade e faz a gestão centralizada de interconexão nos EUA e no Canadá. A expectativa é de que a RFP seja lançada em julho e o contrato seja assinado em setembro. E esperado que a RFP contemple exigências de arquitetura de sistemas, interfaces, capacidade, escalabilidade, segurança, infra-estrutura (hosting, hardware, software), nível de serviço (disponibilidade, performance), prazos de implementação etc. Associação Já está decidido pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) de que é necessária a participação de uma associação que represente as operadoras junto à futura entidade administradora. Em vez de cada operadora assinar um contrato separado com a entidade administradora, será feito um contrato único, através de uma associação. A mais cotada para exercer esse papel é a ABR Telecom, mas não é descartada a possibilidade de se fundar uma nova associação que tenha exclusivamente essa função. O problema é o tempo e o custo necessário para criar uma nova associação. Belotti e Delorenzo participaram na manhã desta terça-feira, 12, do seminário Portabilidade Numérica, realizado no Rio de Janeiro.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.