Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Audiência debaterá demissões da Oi após compra da Brasil Telecom

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza na quarta-feira (1º) Audiência Pública realizada às 11 horas, no Plenário 12 para discutir as demissões feitas pela empresa Oi, que comprou a Brasil Telecom em 2008.

Escrito por: Redação/PT • Publicado em: 30/06/2009 - 00:00 Escrito por: Redação/PT Publicado em: 30/06/2009 - 00:00
A audiência foi sugerida pelo Deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que quer ouvir esclarecimentos sobre a situação dos funcionários da empresa.
 
Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Oi demitiu em abril cerca de 500 funcionários, principalmente das áreas de mercado e vendas, por motivo de reestruturação após a compra da Brasil Telecom. Em fevereiro, logo após a conclusão da compra, a empresa já teria eliminado cerca de 400 cargos de gerência.
 
Segundo nota divulgada pela Oi, os demitidos terão o seguro de vida e o plano de saúde mantidos até o fim do ano. Também terão o apoio, por um ano, de consultoria para recolocação profissional.
 
A Oi anunciou, ainda, que os demitidos receberão uma indenização de 0,3 salário para cada ano de trabalho na empresa, com piso de 1,5 salário e teto de 6 salários.
 
Cerca de 20% dos demitidos serão inseridos no plano de aposentadoria incentivada criado pela empresa em fevereiro. Nesse caso, a indenização é de
0,4 salário para cada ano trabalhado na empresa, com limite de 12 salários.
 
As demissões teriam ocorrido principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Estimativas de entidades sindicais apontam que o número de demissões na empresa poderá ser de 3 a 5 mil, de um total de 15 mil empregados.
 
Convidados
Foram convidados para a Audiência:
- o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi;
- o Presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco Pires Correa;
- o Presidente do Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul (Sinttel/RS), Flávio Leonardo Silveira Rodrigues;
- o Vice-presidente do Sinttel/RS, Gilnei Porto Azambuja;
- o Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), Brígido Ramos;
- o Presidente do Conselho Deliberativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg.
 
A Audiência será realizada às 11 horas, no Plenário 12.
 
Notícias relacionadas:
Comissão arquiva proposta de fiscalização da Brasil Telecom no Acre Projetos sustam regras que permitiram fusão de telefônicas BNDES diz que não dará recursos para Oi comprar BR Telecom Deputados discordam de benefícios em fusão de telefônicas Fusão pode gerar monopólio privado, teme deputado.
Título: Audiência debaterá demissões da Oi após compra da Brasil Telecom, Conteúdo: A audiência foi sugerida pelo Deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que quer ouvir esclarecimentos sobre a situação dos funcionários da empresa.   Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Oi demitiu em abril cerca de 500 funcionários, principalmente das áreas de mercado e vendas, por motivo de reestruturação após a compra da Brasil Telecom. Em fevereiro, logo após a conclusão da compra, a empresa já teria eliminado cerca de 400 cargos de gerência.   Segundo nota divulgada pela Oi, os demitidos terão o seguro de vida e o plano de saúde mantidos até o fim do ano. Também terão o apoio, por um ano, de consultoria para recolocação profissional.   A Oi anunciou, ainda, que os demitidos receberão uma indenização de 0,3 salário para cada ano de trabalho na empresa, com piso de 1,5 salário e teto de 6 salários.   Cerca de 20% dos demitidos serão inseridos no plano de aposentadoria incentivada criado pela empresa em fevereiro. Nesse caso, a indenização é de 0,4 salário para cada ano trabalhado na empresa, com limite de 12 salários.   As demissões teriam ocorrido principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Estimativas de entidades sindicais apontam que o número de demissões na empresa poderá ser de 3 a 5 mil, de um total de 15 mil empregados.   Convidados Foram convidados para a Audiência: - o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi; - o Presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco Pires Correa; - o Presidente do Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul (Sinttel/RS), Flávio Leonardo Silveira Rodrigues; - o Vice-presidente do Sinttel/RS, Gilnei Porto Azambuja; - o Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), Brígido Ramos; - o Presidente do Conselho Deliberativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg.   A Audiência será realizada às 11 horas, no Plenário 12.   Notícias relacionadas: Comissão arquiva proposta de fiscalização da Brasil Telecom no Acre Projetos sustam regras que permitiram fusão de telefônicas BNDES diz que não dará recursos para Oi comprar BR Telecom Deputados discordam de benefícios em fusão de telefônicas Fusão pode gerar monopólio privado, teme deputado.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.