Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Anatel vai usar terceira geração para universalizar rede móvel

As futuras licenças para serviços de terceira geração vão obrigar as operadoras de rede móvel a universalizar o atendimento em todo o Brasil, divulgou hoje o regulador brasileiro do sector.

Escrito por: Diário Econônico • Publicado em: 13/07/2007 - 00:00 Escrito por: Diário Econônico Publicado em: 13/07/2007 - 00:00

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer disponibilizar os serviços de rede móvel em cerca de duas mil pequenas cidades, com menos de 30 000 habitantes, no interior do Brasil, avança a agência Lusa. Actualmente, a rede móvel está disponível apenas em médias e grandes cidades brasileiras, num total de cerca de 105 milhões de utilizadores. O conselheiro da Anatel, José Leite Pereira Filho, disse ao jornal `O Estado de São Paulo` que as operadoras vencedoras dos concursos públicos terão um prazo de dois anos para universalizar a rede móvel. Os concursos públicos para a terceira geração deverão ser realizados em Novembro deste ano e os primeiros contratos assinados na primeira quinzena de Fevereiro de 2008, salientou Pereira Filho. A projecção é de que os serviços de terceira geração comecem a ser oferecidos no fim do próximo ano, com cerca de quatro operadoras em cada uma das 11 áreas de operação em que foi dividido o mapa do Brasil. Actualmente, a maioria dos estados brasileiros tem três operadoras, com destaque para a líder Vivo, detida em partes iguais pela Portugal Telecom e pela espanhola Telefónica, a italiana TIM e a mexicana Claro. Segundo as regras dos concursos, que ainda estão a ser discutidas pelo regulador, além do preço mínimo para a concessão, as operadoras vão pagar uma espécie de seguro. Caso as empresas não cumpram as regras do contrato de concessão para oferecer os serviços de terceira geração, o regulador poderá executar o seguro, avançou Pereira Filho.

Título: Anatel vai usar terceira geração para universalizar rede móvel, Conteúdo: A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer disponibilizar os serviços de rede móvel em cerca de duas mil pequenas cidades, com menos de 30 000 habitantes, no interior do Brasil, avança a agência Lusa. Actualmente, a rede móvel está disponível apenas em médias e grandes cidades brasileiras, num total de cerca de 105 milhões de utilizadores. O conselheiro da Anatel, José Leite Pereira Filho, disse ao jornal `O Estado de São Paulo` que as operadoras vencedoras dos concursos públicos terão um prazo de dois anos para universalizar a rede móvel. Os concursos públicos para a terceira geração deverão ser realizados em Novembro deste ano e os primeiros contratos assinados na primeira quinzena de Fevereiro de 2008, salientou Pereira Filho. A projecção é de que os serviços de terceira geração comecem a ser oferecidos no fim do próximo ano, com cerca de quatro operadoras em cada uma das 11 áreas de operação em que foi dividido o mapa do Brasil. Actualmente, a maioria dos estados brasileiros tem três operadoras, com destaque para a líder Vivo, detida em partes iguais pela Portugal Telecom e pela espanhola Telefónica, a italiana TIM e a mexicana Claro. Segundo as regras dos concursos, que ainda estão a ser discutidas pelo regulador, além do preço mínimo para a concessão, as operadoras vão pagar uma espécie de seguro. Caso as empresas não cumpram as regras do contrato de concessão para oferecer os serviços de terceira geração, o regulador poderá executar o seguro, avançou Pereira Filho.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.