Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

ABR Telecom está cada vez mais próxima de ser a entidade administradora da portabilidade

Reunião nesta quarta-feira deve fechar o modelo de governança

Escrito por: Telecom on line • Publicado em: 13/07/2007 - 00:00 Escrito por: Telecom on line Publicado em: 13/07/2007 - 00:00

Reunião nesta quarta-feira deve fechar o modelo de governança e os requisitos de isenção da entidade

A ABR Telecom está cada vez mais próxima de ser a entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil. A questão do modelo de contratação da entidade, que será responsável pela gestão do banco de dados, avançou nas últimas semanas, mas ainda faltam algumas arestas a serem aparadas. As operadoras já acertaram que a contratação deve ser por meio de uma associação, que reúna todas elas sob o mesmo guarda-chuva. Na votação, apenas a Telemar defendeu a contratação da entidade diretamente pelas operadoras, mas foi voto vencido.

??As operadoras decidiram por uma associação para servir de interface com a entidade administradora?, explicou o coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP), Luiz Antonio Vale Moura. Agora, falta bater o martelo de que a ABR Telecom será essa associação. A decisão pode sair em uma reunião do grupo executivo do GIP que será realizada nesta quarta-feira, 13, no Rio de Janeiro.

A maior resistência à ABR Telecom vinha das operadoras de menor porte, que viam na entidade uma postura mais aderente às celulares e às concessionárias. Adequações no estatuto da ABR e a abertura para novas mudanças reduziram a resistência e agora é praticamente certa a eleição da entidade como a associação que representará as operadoras.

??Ainda existem alguns questionamentos, mas dois pontos pesam a favor da ABR: preço e prazo?, pondera o executivo de uma operadora, lembrando que o cronograma da portabilidade exige uma decisão rápida. Além disso, é mais rápido e barato usar uma associação que já existe do que formar outra. Dentre as concessionárias, apenas a Telefônica não é associada à ABR, embora integre o projeto de combate às fraudes liderado pela entidade.

Uma vez acertada que a ABR será a associação das operadoras, ela também deve preencher o papel de entidade administradora da portabilidade, responsável pela contratação da solução técnica que dará suporte operacional ao serviço. ??Falta definir o modelo de governança, que dará à associação os requisitos de isenção estabelecidos pela regulamentação?, explicou Moura, que participou nesta terça-feira do seminário sobre portabilidade numérica, organizado pela Network Eventos, no Rio de Janeiro.

Estes requisitos poderão impor novas mudanças ao estatuto da ABR Telecom, que vem se adequando a melhores práticas de governança desde o ano passado, já de olho na portabilidade. ??Temos o perfil natural para o papel de entidade administradora?, defendeu o presidente da ABR Telecom, José Moreira da Silva Ribeiro.

Título: ABR Telecom está cada vez mais próxima de ser a entidade administradora da portabilidade, Conteúdo: Reunião nesta quarta-feira deve fechar o modelo de governança e os requisitos de isenção da entidade A ABR Telecom está cada vez mais próxima de ser a entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil. A questão do modelo de contratação da entidade, que será responsável pela gestão do banco de dados, avançou nas últimas semanas, mas ainda faltam algumas arestas a serem aparadas. As operadoras já acertaram que a contratação deve ser por meio de uma associação, que reúna todas elas sob o mesmo guarda-chuva. Na votação, apenas a Telemar defendeu a contratação da entidade diretamente pelas operadoras, mas foi voto vencido. ??As operadoras decidiram por uma associação para servir de interface com a entidade administradora?, explicou o coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP), Luiz Antonio Vale Moura. Agora, falta bater o martelo de que a ABR Telecom será essa associação. A decisão pode sair em uma reunião do grupo executivo do GIP que será realizada nesta quarta-feira, 13, no Rio de Janeiro. A maior resistência à ABR Telecom vinha das operadoras de menor porte, que viam na entidade uma postura mais aderente às celulares e às concessionárias. Adequações no estatuto da ABR e a abertura para novas mudanças reduziram a resistência e agora é praticamente certa a eleição da entidade como a associação que representará as operadoras. ??Ainda existem alguns questionamentos, mas dois pontos pesam a favor da ABR: preço e prazo?, pondera o executivo de uma operadora, lembrando que o cronograma da portabilidade exige uma decisão rápida. Além disso, é mais rápido e barato usar uma associação que já existe do que formar outra. Dentre as concessionárias, apenas a Telefônica não é associada à ABR, embora integre o projeto de combate às fraudes liderado pela entidade. Uma vez acertada que a ABR será a associação das operadoras, ela também deve preencher o papel de entidade administradora da portabilidade, responsável pela contratação da solução técnica que dará suporte operacional ao serviço. ??Falta definir o modelo de governança, que dará à associação os requisitos de isenção estabelecidos pela regulamentação?, explicou Moura, que participou nesta terça-feira do seminário sobre portabilidade numérica, organizado pela Network Eventos, no Rio de Janeiro. Estes requisitos poderão impor novas mudanças ao estatuto da ABR Telecom, que vem se adequando a melhores práticas de governança desde o ano passado, já de olho na portabilidade. ??Temos o perfil natural para o papel de entidade administradora?, defendeu o presidente da ABR Telecom, José Moreira da Silva Ribeiro.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.