Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

A resposta da CUT sobre o plebiscito para novas eleições

Contra o golpe, fora Temer, em defesa dos direitos e dos empregos, Central reafirma defesa da democracia

Escrito por: Executiva Nacional da CUT • Publicado em: 05/07/2016 - 16:26 • Última modificação: 05/07/2016 - 16:31 Escrito por: Executiva Nacional da CUT Publicado em: 05/07/2016 - 16:26 Última modificação: 05/07/2016 - 16:31

Divulgação Balões da CUT durante manifestação em Brasília

A CUT, juntamente com os movimentos sociais parceiros, está na luta contra o golpe, em respeito ao resultado democrático das urnas e ao mandato da presidenta Dilma Rousseff. 

Os conservadores, reacionários e entreguistas, por não conseguir ganhar as eleições no voto, partiram para o golpe de Estado. Começaram na Câmara e agora o golpe do impeachment depende de votação no Senado.  Os golpistas estão executando o projeto neoliberal derrotado nas urnas.

A CUT não abre mão do direito de continuar afirmando que o presidente interino é ilegítimo, que essa composição do Congresso Nacional é espúria.  O maior problema político nacional é o próprio sistema político (o que inclui, além do Legislativo, um Judiciário sem qualquer controle democrático), que a CUT defende que seja reformado profundamente através de uma Constituinte exclusiva e soberana.  

Reconhecemos que o Brasil vive um impasse e quem mais sofre com esse impasse é a classe trabalhadora. Por isso, a CUT se empenha neste momento em reunir as condições para uma greve geral em defesa de nossos direitos e conquistas, dos salários e empregos.

É hora de impedir os abusos contra os/as trabalhadores/as e contra a maioria oprimida da nação. A CUT conclama todos os movimentos sociais e todos setores democráticos do Brasil para participar das mobilizações, manifestações, debates, greves e ocupações que se desenvolvem neste momento.

Alguns senadores estão propondo a convocação de um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais, com a recondução da presidenta Dilma Rousseff ao exercício pleno de seu mandato, como forma de conseguir mais votos contra o impeachment; aceitando assim a possibilidade de redução de seu mandato constitucional (2014-2018).

A CUT esclarece que esta não é a posição da central.  Ao mesmo tempo, a CUT considera que as iniciativas dos senadores ou da própria presidenta Dilma fazem parte de suas prerrogativas, que respeitamos se isto contribuir para a saída democrática na luta contra o golpe. 

- Em defesa dos direitos sociais e trabalhistas

- Em defesa dos salários e empregos

- Contra o aumento da idade mínima para aposentadoria e as mesmas regras para homens e mulheres

- Por uma Constituinte para fazer a Reforma Política

- Em defesa da democracia! 


São Paulo, 05 de julho de 2016

Executiva Nacional da CUT

Título: A resposta da CUT sobre o plebiscito para novas eleições, Conteúdo: A CUT, juntamente com os movimentos sociais parceiros, está na luta contra o golpe, em respeito ao resultado democrático das urnas e ao mandato da presidenta Dilma Rousseff.  Os conservadores, reacionários e entreguistas, por não conseguir ganhar as eleições no voto, partiram para o golpe de Estado. Começaram na Câmara e agora o golpe do impeachment depende de votação no Senado.  Os golpistas estão executando o projeto neoliberal derrotado nas urnas. A CUT não abre mão do direito de continuar afirmando que o presidente interino é ilegítimo, que essa composição do Congresso Nacional é espúria.  O maior problema político nacional é o próprio sistema político (o que inclui, além do Legislativo, um Judiciário sem qualquer controle democrático), que a CUT defende que seja reformado profundamente através de uma Constituinte exclusiva e soberana.   Reconhecemos que o Brasil vive um impasse e quem mais sofre com esse impasse é a classe trabalhadora. Por isso, a CUT se empenha neste momento em reunir as condições para uma greve geral em defesa de nossos direitos e conquistas, dos salários e empregos. É hora de impedir os abusos contra os/as trabalhadores/as e contra a maioria oprimida da nação. A CUT conclama todos os movimentos sociais e todos setores democráticos do Brasil para participar das mobilizações, manifestações, debates, greves e ocupações que se desenvolvem neste momento. Alguns senadores estão propondo a convocação de um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais, com a recondução da presidenta Dilma Rousseff ao exercício pleno de seu mandato, como forma de conseguir mais votos contra o impeachment; aceitando assim a possibilidade de redução de seu mandato constitucional (2014-2018). A CUT esclarece que esta não é a posição da central.  Ao mesmo tempo, a CUT considera que as iniciativas dos senadores ou da própria presidenta Dilma fazem parte de suas prerrogativas, que respeitamos se isto contribuir para a saída democrática na luta contra o golpe.  - Em defesa dos direitos sociais e trabalhistas - Em defesa dos salários e empregos - Contra o aumento da idade mínima para aposentadoria e as mesmas regras para homens e mulheres - Por uma Constituinte para fazer a Reforma Política - Em defesa da democracia!  São Paulo, 05 de julho de 2016 Executiva Nacional da CUT



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.