Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

28 de maio: CUT fará atos públicos, paralisações, atrasos na entrada e passeatas em todo o país

No dia 28 de maio a classe trabalhadora volta às ruas em mais um Dia Nacional de Mobilização e Luta! Em todos os estados do Brasil, trabalhadores e trabalhadoras representando os mais diversos ramos e categorias estarão mobilizados em atos públicos, paralisações e passeatas em defesa da Redução da Jornada de Trabalh

Escrito por: CUT • Publicado em: 28/05/2008 - 00:00 Escrito por: CUT Publicado em: 28/05/2008 - 00:00

Nesta terça-feira (27), véspera da atividade, a CUT e as demais centrais sindicais, realizam uma grande panfletagem nacional, como forma de divulgar para a população a pauta do dia 28 de maio, que reivindica medidas que representam melhorias efetivas nas relações de trabalho de milhões de homens e mulheres. 

Segundo fala do presidente Artur Henrique, durante reunião da Executiva Nacional da CNM-CUT, ontem, a redução da jornada e a ratificação das Convenções 151 e 158 são temas prioritários da agenda, mas o desafio também é continuar a luta pela pauta ampliada. "Ficamos a década de 90 correndo atrás do prejuízo, tentando praticar uma política de resistência, mas agora vivemos em uma outra realidade econômica. Por isso voltaram com muita força temas como saúde e segurança no trabalho, a questão da previdência social e a reabilitação profissional, além do debate sobre o fim do fator previdenciário, saúde e segurança, organização no local de trabalho e direitos sindicais. Quando você tem inflação e desemprego não é possível negociar, mas com crescimento econômico e reajustes acima da inflação, a situação é muito mais favorável para abordarmos estes temas nas negociações", comentou.

Campanha Unificada

A Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários, encabeçada pela CUT e demais centrais sindicais ganhou oficialmente as ruas no dia 11 de fevereiro, com atos para coleta de assinaturas em várias cidades do país, pela aprovação da PEC 393/01 - que reduz a jornada de trabalho e aumenta o percentual das horas extras. A ratificação das Convenções 151 e 158 também estão na pauta da campanha unificada das centrais. 

Redução da Jornada de Trabalho: de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora, mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar. 

Ratificação da Convenção 151: estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações. 

Ratificação da Convenção 158: coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador. 

No dia 28 de maio, participe conosco de mais esta luta em busca de avanços para a classe trabalhadora!

Título: 28 de maio: CUT fará atos públicos, paralisações, atrasos na entrada e passeatas em todo o país, Conteúdo: Nesta terça-feira (27), véspera da atividade, a CUT e as demais centrais sindicais, realizam uma grande panfletagem nacional, como forma de divulgar para a população a pauta do dia 28 de maio, que reivindica medidas que representam melhorias efetivas nas relações de trabalho de milhões de homens e mulheres.  Segundo fala do presidente Artur Henrique, durante reunião da Executiva Nacional da CNM-CUT, ontem, a redução da jornada e a ratificação das Convenções 151 e 158 são temas prioritários da agenda, mas o desafio também é continuar a luta pela pauta ampliada. "Ficamos a década de 90 correndo atrás do prejuízo, tentando praticar uma política de resistência, mas agora vivemos em uma outra realidade econômica. Por isso voltaram com muita força temas como saúde e segurança no trabalho, a questão da previdência social e a reabilitação profissional, além do debate sobre o fim do fator previdenciário, saúde e segurança, organização no local de trabalho e direitos sindicais. Quando você tem inflação e desemprego não é possível negociar, mas com crescimento econômico e reajustes acima da inflação, a situação é muito mais favorável para abordarmos estes temas nas negociações", comentou. Campanha Unificada A Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários, encabeçada pela CUT e demais centrais sindicais ganhou oficialmente as ruas no dia 11 de fevereiro, com atos para coleta de assinaturas em várias cidades do país, pela aprovação da PEC 393/01 - que reduz a jornada de trabalho e aumenta o percentual das horas extras. A ratificação das Convenções 151 e 158 também estão na pauta da campanha unificada das centrais.  Redução da Jornada de Trabalho: de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora, mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar.  Ratificação da Convenção 151: estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações.  Ratificação da Convenção 158: coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador.  No dia 28 de maio, participe conosco de mais esta luta em busca de avanços para a classe trabalhadora!



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.