Os desafios da universalização da banda larga
Passados quase 20 anos da privatização das telecomunicações, as operadoras de serviço de banda larga não conseguiram prestar um serviço de qualidade e atender adequadamente o cidadão brasileiro.
Escrito por: Instituto Telecom • Publicado em: 10/10/2017 - 11:26 • Última modificação: 28/10/2024 - 10:08 Escrito por: Instituto Telecom Publicado em: 10/10/2017 - 11:26 Última modificação: 28/10/2024 - 10:08Passados quase 20 anos da privatização das telecomunicações, as operadoras de serviço de banda larga não conseguiram prestar um serviço de qualidade e atender adequadamente o cidadão brasileiro. Ainda há um abismo digital a ser superado. Quase metade dos domicílios brasileiros, cerca de trinta milhões de residências, não tem acesso à banda larga, excluídos da plena utilização dos recursos da internet, um serviço essencial para o exercício da cidadania.
Num país em crise institucional e financeira, algumas iniciativas de mudanças do cenário regulatório vêm sendo esboçadas. Na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação – Semana Democom 2017, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, o painel “Desafios da Universalização da Banda Larga” procurará abordar os aspectos que levam a estas mudanças e as propostas que estão sendo apresentadas. O painel ocorrerá no dia 17 de outubro, às 18 horas, no Clube de Engenharia, com entrada franca.
Entre os temas em debate estão aqueles que diretamente impactam o futuro da internet no Brasil – função do Estado como regulador, mudanças nas leis das telecomunicações e internet, o satélite da Telebrás como solução, neutralidade de rede, franquias e ‘zero rating’, gestão da internet brasileira pelo Comitê Gestor da Internet – CGI.br.
O Instituto Telecom, um dos expositores no painel , vem defendendo a necessidade de uma ampla discussão com a sociedade civil, já que os efeitos das mudanças do modelo de prestação de serviços vão afetá-la diretamente por décadas, tanto na universalização quanto na definição das tarifas a serem definidas, passando pela melhora da qualidade e das velocidades a serem oferecidas.
Participe! Veja detalhes do evento no site www.portalclubedeengenharia.org.br/info/os-desafios-da-universalizacao-da-banda-larga. O esclarecimento e o debate são peças importantes na conscientização para a efetiva definição dos caminhos a serem adotados pela internet no Brasil.
Instituto Telecom, Terça-feira, 10 de outubro de 2017