NOTA PÚBLICA DA FITRATELP - A REALIDADE DOS POVOS YANOMAMI
A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados somam-se na resistência dos povos Yanomami nesse momento difícil, bem como apoiam todas as medidas emergenciais adotadas pelo presidente LULA
Escrito por: Executiva da FITRATELP • Publicado em: 23/01/2023 - 15:19 • Última modificação: 23/01/2023 - 15:26 Escrito por: Executiva da FITRATELP Publicado em: 23/01/2023 - 15:19 Última modificação: 23/01/2023 - 15:26Arte Divulgação
A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados manifestam NOTA PÚBLICA em solidariedade e apoio aos povos indígenas Yanomami, que estão sofrendo as consequências das ações criminosas de garimpeiros dentro do seu território, localizado entre os estados de Roraima e Amazonas.
A maior reserva indígena do Brasil está enfrentando o pior momento de sua história. Garimpos ilegais estão contaminando rios e peixes com Mercúrio e afugentando os animais das florestas, que são as principais fontes de alimentos dos povos indígenas. No início de 2023, estamos assistindo a maior crise humanitária envolvendo os povos originários do Brasil e não podemos ficar inertes.Trata-se de um genocídio, que deve ser repudiado pela sociedade brasileira e por todas as nações do Planeta.
Esta é uma herança maldita do Governo Bolsonaro. Por isso, responsabilizamos o seu desgoverno pela omissão e conveniência com os garimpeiros ilegais, que causaram a destruição do meio ambiente e a morte de centenas de índios, principalmente de crianças, nas terras Yanomami. Os garimpeiros invasores agiram à margem da lei incentivados pelas manifestações irresponsáveis do então presidente da República, na certeza de que suas ações criminosas ficariam impunes.
A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados somam-se na resistência dos povos Yanomami nesse momento difícil, bem como apoiam todas as medidas emergenciais adotadas pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva para proteger os índios e suas terras. Além disso, o governo federal deve expulsar e punir os garimpeiros invasores e, em ato contínuo, implementar políticas públicas estruturantes de proteção aos yanomamis e seus territórios.
Brasília, 23 de janeiro de 2023.
João de Moura Neto
Presidente da FITRATELP