Fund.Atlântico quer que segurados abram nova conta bancária
Esse procedimento é irregular, uma vez que pode acarretar custos aos segurados
Escrito por: Imprensa Fitratelp • Publicado em: 02/05/2016 - 14:52 • Última modificação: 02/05/2016 - 15:23 Escrito por: Imprensa Fitratelp Publicado em: 02/05/2016 - 14:52 Última modificação: 02/05/2016 - 15:23Arquivo
A Fundação Atlântico está fazendo contato com os seus segurados assistidos, orientando-os à abertura de conta corrente para fins de recebimento de suas suplementações/complementações de aposentadorias. Depois de consulta ao Banco Central, verifiocamos que tal procedimento é desnecessário, uma vez que a conta salário pode ser utilizada para recebimentos de salários e aposentadorias, sem custo algum para o trabalhador/aposentado.
O Sinttel-RS enviou carta ao presidente da Fundação Atlântico, questionando a solicitação e alertando que tal procedimento não está conforme as regulações emitidas pelo BC, sendo portanto irregular, uma vez que tal medida pode acarretar custos aos segurados. De fato, como bem alertou o sindicato em sua missiva, o associado que dispõe de uma conta salário pode receber os recursos de sua fonte pagadora e transferí-los sem custos para a sua agência bancária, o que transforma a solicitação da Fundação Atlântico em uma verdadeira intromissão na forma com o qual o segurado deseja receber sua aposentadoria.
Veja abaixo a íntegra do documento
Senhor Diretor Presidente:
Em face dos recentes contatos telefnicos realizados pela Fundao Atlntico de Seguridade Social, cujo o objetivo vem sendo orientar os associados para a abertura de conta corrente para fins de recebimento da aposentadoria complementar, imperioso esclarecer que no h a necessidade de proceder na abertura de nova conta conforme informao obtida junto ao Banco Central.
Desta forma, salientamos que a atual conta que vem sendo utilizada pelos associados para recebimento de suas aposentadorias poder ser mantida, ou seja, a conta salrio uma conta aberta para efetuar o recebimento de salrios pagos pelo empregador aos empregados. A conta salrio tambm destinada ao recebimento de proventos, vencimentos, aposentadorias, penses e similares no admitindo outros tipos de depsitos alm daqueles realizados pela entidade pagadora.
O associado no precisa abrir uma conta de depsitos vista para receber sua aposentadoria, pois a conta salrio possui esta finalidade. O associado pode solicitar a transferncia automtica dos recursos creditados pelo empregador na conta salrio para uma conta de depsitos de sua titularidade em outro banco, sem custos.
Cumpre frisar que, vedada a cobrana de tarifas pela utilizao da conta salrio para a transferncia automtica dos recursos para outro banco (portabilidade do salrio) e para:
fornecimento de carto magntico, a no ser nos casos de pedidos de reposio decorrentes de perda, roubo, danificao e outros motivos no imputveis instituio financeira;
realizao de at cinco saques, por evento de crdito;
acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guich de caixa;
fornecimento, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente no guich de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentao da conta nos ltimos trinta dias;
manuteno da conta, inclusive no caso de no haver movimentao.
Desta forma, solicitamos que a Fundao Atlntico se abnegue de interferir na forma pela qual os associados vm recebendo suas aposentadorias, pois desnecessria a abertura de conta corrente para tal finalidade, conforme instruo do Banco Central do Brasil.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, colocamo-nos disposio para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente.
Gilnei Porto Azambuja Newton Lehugeur
Presidente Sinttel/Rs Presidente AACRT