CUT-GO reúne dirigentes e assessores para debater comunicação
Secretário nacional da área, Roni Barbosa veio a Goiânia especialmente para esse encontro
Escrito por: CUT-GO • Publicado em: 27/07/2016 - 16:57 • Última modificação: 27/07/2016 - 17:08 Escrito por: CUT-GO Publicado em: 27/07/2016 - 16:57 Última modificação: 27/07/2016 - 17:08Foto: CUT-GO
“É um trabalho de fôlego, esse que a CUT Goiás está desenvolvendo no campo da Comunicação. E tem tudo pra dar certo, se realmente os sindicatos comprarem a ideia e o movimento sindical se envolver de verdade nesse projeto. Se isso acontecer, Goiás será o primeiro Estado a ter uma comunicação sindical articulada, nos moldes do que pretendemos criar nacionalmente”.
Essa foi a avaliação do secretário nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roni Barbosa, após um encontro com cerca de 50 dirigentes sindicais e assessores de Comunicação na tarde desta terça-feira (26), em Goiânia, do qual também participou o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO).
Roni veio à Goiânia a convite do presidente da CUT Goiás, Mauro Rubem, e do secretário de Comunicação da entidade, Elizeu Pereira da Silva, para se inteirar dos avanços que a Estadual está fazendo nesse setor, onde a meta principal é quebrar o monopólio da informação, enfrentando o discurso da mídia tradicional, que aposta na alienação e na distorção da realidade.
Comunicação em rede
“Trata-se de uma guerra onde os setores populares têm sido massacrados pela direita, que se apropria dos veículos de comunicação para fazer uma propaganda encoberta ou explícita em favor do sistema capitalista e do lucro. É sobre esta realidade que a lideranças sindicais precisam se debruçar, concretamente, e a Rede CUT de Comunicação é o caminho mais curto na disputa da hegemonia”, pontua Mauro Rubem.
O caminho para a construção dessa rede passa por três eixos: integração das assessorias de comunicação; trabalhar em rede; formação e democratização.
Nesse encontro em Goiânia, Roni pôde verificar os passos que a CUT Goiás está dando nesse sentido. Vários sindicatos estão se unindo e criando um Fundo de Comunicação para garantir uma presença mais efetiva da classe trabalhadora nas redes sociais, nas rádios comunitárias e nos veículos de comunicação ligados ao campo da esquerda, a exemplo da própria TVT, Rede Brasil Atual e jornal Brasil de Fato. Está criando uma Central de Mídias Digitais e a meta é chegar a estúdios de rádio e TV, tundo funcionando na própria CUT.
“A Rede CUT de Comunicação é muito grande e o desafio é fazer com que ela funcione. A disputa da narrativa passa pelo público que pretendemos atingir e muito me alegra que as orientações do 12º Congresso Nacional da CUT (ConCUT) estejam sendo efetivamente implantadas em Goiás. Vocês estão saindo na frente”, declarou Roni.
Fonte:www.cut.org.br