1º de maio é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
Precisamos continuar unidos na luta para defender a DEMOCRACIA, EMPREGOS e DIREITOS TRABALHISTAS, bem como avançar nas nossas conquistas no GOVERNO LULA.
Escrito por: Executiva da FITRATELP • Publicado em: 30/04/2024 - 11:13 • Última modificação: 30/04/2024 - 11:22 Escrito por: Executiva da FITRATELP Publicado em: 30/04/2024 - 11:13 Última modificação: 30/04/2024 - 11:22Arte Divulgação
1º de maio é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
Todos nós sabemos que o Dia do Trabalhador é todo dia. Mas a data 1º de maio de 2024 é um momento importantíssimo para pensar que sem os trabalhadores e trabalhadoras nenhum país se desenvolve, pois é a força de trabalho que produz as riquezas.
Na realidade, nem todos os trabalhadores são conscientes da importância que têm no processo produtivo. Apesar dos esforços que os sindicatos fazem para despertarem uma consciência crítica nas suas bases, muitos trabalhadores ainda preferem acreditar nas mentiras disseminadas pelos patrões.
Por que a data é de luta e não somente de comemoração? Porque a celebração desse dia é um marco histórico inspirado no movimento grevista puxado por trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1º de maio de 1886, eles saíram às ruas das principais cidades americanas exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
No Brasil, a valorização do trabalhador é uma utopia. Na realidade, o que constatamos no dia a dia é uma exploração massacrante nos ambientes de trabalho, causando danos à saúde física e psicológica dos trabalhadores. Enquanto os patrões ficam cada vez mais ricos, os empregados ficam cada vez mais pobres.
A FITRATELP e SINDICATOS FILIADOS alertam os trabalhadores e à sociedade brasileira para os grandes desafios que teremos pela frente. Precisamos continuar unidos na luta para defender a DEMOCRACIA, EMPREGOS e DIREITOS TRABALHISTAS, bem como avançar nas nossas conquistas no GOVERNO LULA.
PRECISAMOS AVANÇAR NAS NOSSAS CONQUISTAS!