Telecom Italia formaliza saída da Brasil Telecom

17/10/2007 - 00:00

Fundos de pensão, Citigroup e Opportunity confirmaram na última semana a compra da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom (BrT).

Por meio da Techold (um dos veículos da intricada cadeia societária da operadora), os controladores da BrT exerceram, na quinta-feira, seu direito de preferência na aquisição da fatia dos italianos na Solpart, a holding que está acima da Brasil Telecom Participações.

A medida, que formaliza o acordo firmado no dia 18 de julho, foi informada ontem ao mercado pela Techold. Segundo o comunicado, foram mantidos os termos previstos no contrato assinado naquela data. O acordo previa o pagamento de US$ 515 milhões pelos 38% que o grupo italiano tinha da Solpart.

Uma resultante desse negócio é a dissolução da cláusula de um contrato firmado entre o Citigroup e os fundos de pensão que obrigava estes a adquirir a fatia do banco americano na BrT caso os sócios não encontrassem, juntos, um comprador para o ativo.

Na prática, a Telecom Italia já estava afastada da BrT desde outubro do ano passado, quando transferiu a um fundo administrado pelo Credit Suisse suas ações na Solpart. Foi a solução encontrada para desfazer a sobreposição de licenças criada pela presença dos italianos na BrT e na TIM, enquanto os sócios não chegavam a um entendimento para comprar essa participação.

A compra da fatia da Telecom Italia deverá ser o primeiro passo de uma reestruturação societária mais ampla na BrT.