1 cacique para 20 índios. A Sistel é bom negócio para poucos

15/02/2016 - 10:40

Sistel é o Fundo de Pensão com mais gastos administrativos. Muito Diretor, muito assessor e pouco atendimento

Enquanto os participantes e assistidos penam, os diretores da Sistel vão muito bem, obrigado. A Sistel é o fundo de pensão com maiores gastos administrativos no Brasil, mas isso não impediu a alteração do Estatuto e a criação de mais duas novas Diretorias. Como a SISTEL tem 99 empregados, temos então agora um diretor para cada 19,9 empregados, o que é um absurdo, ainda mais quando se sabe que a maioria das nossas demandas de melhora no atendimento e nos serviços da Sistel são negadas com o argumento de falta de recursos. 

Se falta para nós, entretanto, está sobrando para eles. Como o CD é pleno de poderes e a PREVIC, como de hábito, aprovará sem questionamentos, os dois novos diretores já estão lá recebendo seus salários, gratificações, carros da Sistel, bônus, etc., etc.

Esse é o panorama da Sistel e é assim que as coisas funcionam por lá. As decisões são tomadas em gabinetes fechados, a meia luz, e depois apresentadas como prato feito aos participantes e assistidos. A PREVIC, que não serve para nada, carimba sem ler e nós, os participantes e assistidos, somos sempre os últimos a saber, mas os primeiros a pagar. 

Essa situação só vai mudar, somente se houver maior engajamento, mobilização e participação de todos em torno dos sindicatos e associações de aposentados. A questão da falta de transparência e controle dos fundos de pensão é uma questão política que só mudará após uma atuação política da nossa categoria, pressionando políticos e autoridades a fazerem o que deve ser feito.