Golpe amplia número de desempregados em 36%

31/01/2017 - 17:20

Deputados petistas responsabilizam política recessiva do governo Temer

Sob o comando de Michel Temer, a taxa de desemprego no Brasil terminou o quatro trimestre com 12% de desocupação. O país registrou patamar recorde, com um total de 12,3 milhões de pessoas em busca de uma vaga, maior taxa da série histórica (2012). Em relação ao ano passado, há mais 3,3 milhões de desempregados, o equivalente a um aumento de 36%. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (31), retratam a explosão do desemprego no Brasil entre o começo de 2015 e o final de 2016, exatamente no período em que o golpe parlamentar que retirou a presidente Dilma Rousseff foi arquitetado e executado.

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara lamentam os índices e reiteram que isso comprova a falsidade do discurso de Temer e seus apoiadores para consumar o golpe parlamentar que depôs a presidenta Dilma. A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi enfática ao cobrar do governo ilegítimo uma explicação. “Mas o golpe não ia colocar o Brasil nos “trilhos?”, questionou a petista.

Também o deputado Pepe Vargas (PT-RS) afirmou que isso é resultado da política econômica recessiva colocada em prática pelo governo ilegítimo e golpista de Temer. “É uma política recessiva pois não reduz a taxa de juros, não utiliza os instrumentos que têm a sua disposição como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para ofertar crédito mais barato para o setor produtivo. Este governo ilegítimo parte de um pressuposto que tem que diminuir o investimento público em saúde, educação e obras de infraestrutura. Então, tudo isto leva a um cenário de crise econômica e, consequentemente, o desemprego aumenta”, explicou.

Ainda de acordo com Pepe Vargas, “essa é a demonstração da falsidade do discurso dos golpistas de que retirando a presidenta Dilma o Brasil iria melhorar. O país não melhorou. Ao contrário, o Brasil piorou e vai piorar mais ainda se este governo ilegítimo continuar conduzindo os rumos do país. É preciso, de fato, que a população compreenda cada vez mais a necessidade de uma nova política econômica e, para isso, precisamos retirar este governo que usou um discurso falso para dar um golpe e retirar a presidenta Dilma”, reafirmou o parlamentar do PT.

O deputado Vicentinho (PT-SP) disse que alto índice de desemprego não surpreende pois os golpistas nunca quiseram melhorar o país. “Os golpistas não tiraram a Dilma do Poder para melhorar a situação do povo brasileiro, nem para gerar emprego. Eles deram golpe para facilitar mais ainda para os grupos econômicos. Este governo ilegítimo não tem política para o povo trabalhador e, por isso, este número tende, inclusive, a aumentar nos próximos meses. O governo ilegítimo de Temer está fazendo totalmente o oposto do que o presidente Lula e a presidenta Dilma fizeram. O discurso falso que os golpistas usaram para retirar a presidenta Dilma do poder agora está comprovado. Lamento muito”, ressaltou.

Dados – Segundo ainda o IBGE, o número de empregados com carteira assinada no setor privado recuou (-3,9%), passando de 35,7 milhões, em 2015, para 34,3 milhões em 2016; todos os indicadores mostram que o golpe de 2016 arruinou o país.

PT na Câmara com Agências

A publicação completa da PNAD Contínua pode ser acessada no link abaixo:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/default.shtm