4 DE JULHO É O DIA DO TELEATENDENTE
Dia 4 de julho se comemora o Dia do Teleatendente, profissional que atua diretamente no relacionamento com os consumidores. É uma data apropriada para refletir sobre a realidade extremamente difícil que esses trabalhadores e trabalhadoras teleatendentes enfrentam no exercício de suas atividades profissionais. Somente unidos e organizados seremos capazes de buscar novas conquistas para a categoria.
Em muitos casos, o estresse da profissão provoca adoecimentos tanto físico quanto psicológico, deixando sequelas muito difíceis de serem curadas. Mesmo com tantos riscos para a saúde, essa atividade ainda é a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, principalmente aqueles oriundos de famílias de baixa renda.
São trabalhadores e trabalhadoras que sofrem pressões e assédios quase que diariamente para cumprirem as demandas estipuladas pelas empresas. O tempo é cronometrado para tudo: atendimento ao cliente, ir ao banheiro, entre outros. Além disso, devem estar sempre bem atenciosos e educados diante das atitudes grosseiras de muitos clientes.
Por outro lado, são profissionais que contribuem significativamente para o crescimento da economia do país, mas não são valorizados como merecem. Muito embora os sindicatos têm atuado para melhorar as condições de trabalho nas empresas, os salários e benefícios ainda estão aquém das necessidades da categoria.
A FITRATELP e Sindicatos filiados atuam para melhorar as condições de trabalho dos teleatendentes nos Estados da base da federação. Já avançamos muito nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) e nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s), mas os patrões precisam reconhecer e valorizar mais seus trabalhadores, uma vez que são eles os geradores de lucros vultosos para as empresas.
PARABÉNS AOS TELEATENDENTES!