NOTA PÚBLICA DA FITRATELP
A FITRATELP e seus sindicatos filiados manifestam repúdio e indignação contra as declarações do líder do PSL na Câmara deputado federal Eduardo Bolsonaro, no dia 31 de outubro de 2019, em defesa de um “novo AI-5”, caso ocorram no Brasil manifestações populares contra o governo Bolsonaro.
As declarações do parlamentar são um atentado à democracia e ao Estado Democrático de Direito, pois a livre manifestação é garantida na Constituição Federal a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros. Essa tentativa de amordaçar a sociedade só tem respaldo entre aqueles que odeiam a liberdade e são defensores fervorosos do estado de exceção.
O deputado Eduardo Bolsonaro demonstra claramente seu despreparo para exercer o mandato que lhe foi outorgado pelos eleitores. É inadmissível alguém eleito democraticamente se posicionar a favor de práticas de regimes ditatoriais. Uma vez que jurou cumprir a Constituição e agora se volta contra ela, Bolsonaro quebrou o decoro parlamentar e deve responder pelo ato criminoso.
Finalmente, a FITRATELP e os sindicatos presentes na reunião do seu Conselho Diretor, em Brasília, reafirmam o compromisso com a DEMOCRACIA, a LIBERDADE e a JUSTIÇA. A repressão faz parte do passado. A classe trabalhadora tem o direito de se manifestar livremente por empregos, contra a retirada de direitos, em defesa do patrimônio nacional e pela distribuição de renda.
Brasília 1 de novembro de 2019.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA DA FITRATELP