Telefônica faz acordo para detalhar ligações em conta

30/08/2007 - 00:00

Empresa afirma que já fazia o detalhamento mediante solicitação desde maio. Porém, Telefônica se comprometeu a informar o serviço de forma mais clara.

Em acordo com órgãos de defesa do consumidor, a Telefônica se comprometeu a enviar, se solicitado pelo consumidor, o detalhamento das chamadas em minutos. O acordo, que envolveu as entidades ProTeste, Movimento Defenda São Paulo e Indec Telecom, visa aumentar os canais para que o consumidor saiba que tem direito ao detalhamento das ligações.

 
A Telefônica diz que vinha remetendo desde maio a conta detalhada em minutos a todos os usuários que a solicitassem. A concessionária afirma que já estava assegurando ao cliente o direito de pedir o detalhamento da conta por um mês, três meses ou por tempo indeterminado, conforme exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na  conciliação, ficou definido que a Telefônica terá sete dias úteis para fazer o detalhamento de contas já vencidas. Quando a solicitação se referir aos próximos meses, a empresa terá 30 dias de prazo para remeter a conta detalhada.

 
As solicitações poderão ser feitas pelo por telefone, nas lojas da Telefônica e também via Unidade de Resposta Audível (URA), a ser implantado. Por meio deste mecanismo, o cliente poderá fazer o pedido da conta detalhada eletronicamente, digitando os números indicados por uma gravação.

 
No próximo dia 11 de setembro, será informado à Justiça o prazo do qual necessitará a Telefônica para desenvolver e instalar este sistema. No acordo de ontem, a juíza estabeleceu que a Telefônica terá de arcar com uma multa diária de R$ 50 por usuário reclamante no caso de descumprimento das obrigações.