A Vivo, segundo dados da Anatel consolidados no mês de maio, ficou com 28,39% de participação, o que significa um pequeno aumento em relação aos 28,34%, registrados em abril. Mas, o mais importante nesse incremento é que a operadora - que nos últimos meses vinha perdendo market share - reverteu a tendência, mesmo que num pequeno patamar em relação à concorrência. A TIM manteve a segunda colocação no mercado e, assim como a Vivo, também teve um pequeno aumento na participação: de 25,71% em abril para 25,72% em maio. No entanto, a diferença entre a Vivo e a TIM aumentou de 2,63 para 2,67 pontos percentuais. A Claro, a terceira, registra 24,33% do mercado (24,24% em abril), seguida da Oi, que teve uma pequena redução para 12,92% (era 13,08%). Em quinto, a Telemig Celular/Amazônia Celular registra 4,58% (4,63% em abril). A 14BrasilTelecom GSM tem 3,64% (era 3,57%) e a CTBC Telecom Celular, 0,33% (era 0,34%), enquanto a Sercomtel Celular manteve os 0,09% registrados no mês anterior. O mês de maio foi considerado excepcional pelo mercado. O Brasil superou a marca dos 105 milhões de celulares, com um incremento das vendas. Duas operadoras - Vivo e Claro - apostaram pesado no subsídio de terminais para conquistar novos clients. Já a TIM, preferiu não aderir ao movimento. A Oi, que recém-lançou uma nova política de ação - o desbloqueio do chip - registrou uma queda na sua área de atuação, certamente, a mais impactada pela concorrência com a Vivo e a Claro. * Com informações da Assessoria da Imprensa da Anatel