FITTEL realiza Conselho Diretor em Belo Horizonte

03/10/2010 - 00:00

Representantes da categoria de telefônicos / telemarketing participaram, nesta quinta-feira (11), do Conselho Diretor da FITTEL. O encontro, que reuniu diretores do Sinttel de diferentes partes do país, teve como objetivo principal debater ações para a Campanha Nacional Unificada do 1º semestre deste ano. O evento ocorreu no clube

O presidente da FITTEL, Brígido Ramos (DF), ficou encarregado de dar as boas vindas aos participantes do Conselho Diretor. Após a abertura, os sindicalistas Flávio Rodrigues (RS) e João de Moura (PI) falaram sobre a atual conjuntura do setor de telecomunicações do país e sobre a precarização das condições de trabalho e emprego, conseqüência da privatização do sistema Telebrás e da terceirização massiva. Ainda pela manhã, os participantes do CD apresentaram propostas de pauta mínima, premissas das comissões de negociação, além da liberação de dirigentes.
Na parte da tarde, o Deputado Estadual em Minas, Carlin Moura (PCdoB) ministrou uma palestra sobre o cenário político e econômico do país. O parlamentar citou os avanços conquistados durante o governo Lula e ressaltou a necessidade de continuidade do projeto nacional, baseado no desenvolvimento social. O Deputado ainda lembrou a atuação do governo durante a grande crise financeira mundial. “O Brasil foi um dos últimos países a entrar na crise, e um dos primeiros a sair”, afirmou Carlin, que também falou sobre o papel crucial das Estatais brasileiras durante o colapso financeiro, criticando a privatização do sistema Telebrás.
Após a palestra do Deputado mineiro, os sindicalistas debateram os temas abordados. Maria Iara, do Sinttel Rio Grande do Norte, citou o avanço dos governos progressistas na América Latina e como este cenário é crucial para o desenvolvimento social do hemisfério sul. Já João Moura, diretor do Sinttel do Piauí, concordou com as melhorias durante o governo Lula, mas lamentou o fato do poder público restringir o debate sobre o setor de telefonia apenas ao atendimento à população. Por sua vez, o diretor do Sinttel no Rio Grande do Sul, Juan Sanchez, ressaltou a importância da telecomunicação para o desenvolvimento social e econômico do país, desde que o trabalhador seja devidamente valorizado.
A Campanha Nacional Unificada foi o último tema discutido no CD da FITTEL e a unidade entre os sindicatos prevaleceu. Para o presidente da Federação, Brígido Ramos, a negociação direta entre sindicato e empresa é arriscada e que um discurso alinhado possibilita mais ganhos à categoria. “Quanto mais centralizada a negociação, maiores são as chances de vitoria”, afirmou Brígido.
Os sindicalistas continuam em Belo Horizonte para participar do 1º Encontro Nacional de Trabalhadores de Telemarketing, promovido pela FITTEL. O evento será realizado ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de março e deve contar com a presença centenas de trabalhadores de Call Center.

Participaram do CD FITTEL:

SINTTEL-BA
Lourival dos Santos
Uheider 

SINTTEL-CE
Aristides Carneiro
José Gomes

SINTTEL-DF
Brígido Roland
Geraldo Estevão 

SINTTEL-MG
Eliel Martins
Fernando Cançado
Tiago Santana

SINTTEL-PA
Wellinton de Oliveira

SINTTEL-PB
Luzenira Linhares
Wallace de Oliveira

SINTTEL-PI
João de Moura
Maria de Fátima
Francisco Antônio

SINTTEL-PQ
Edilson Pedro de Lima

SINTTEL-RN
Maria Iara
Raimunda Audinete

SINTTEL-RS
Augusto Retamal
Flávio Rodrigues
Juan Sanchez

SINTTEL-SE
Iarci Maria