Quer comprar algo barato? Compre um trabalhador

22/03/2016 - 09:25

Custo da mão-de-obra no Brasil é uma dos mais baixos do mundo. Os empresários acham caro, mas mais barato do que isso, só se for de graça, como na época da escravidão.

Um dos argumentos mais utilizados pelos empresários a favor da terceirização e contra os direitos trabalhistas brasileiros é o de que o custo da mão de obra no Brasil é muito alto. Trata-se de um argumento falso, destinado a confundir o debate e pressionar o parlamento e o governo a promover o desmonte da legislação trabalhistas e de direitos conquistadas há quase um século, como é o caso da Carteira de Trabalho que este mês completa 82 anos.

Analisando os dados disponíveis com honestidades, podemos ver que o trabalhador brasileiro custa 3 vezes menos que o americano, quase 2 vezes menos que o trabalhador argentino e 6 vezes menos que o trabalhador norueguês (veja quadro baixo). Isso quer dizer que, ao contrário do que a direita e os empresários afirmam, o principal problema desse país é a baixa remuneração do trabalho que impede a criação de um mercado interno maior e mais pujante.

Então, quando você ver um desses economistas neoliberais vociferando na TV ou na rádio contra o que eles chamam de “custo Brasil”, troque de canal, troque de estação porque ele está tentando te convencer que o problema do país é o tamanho do salário que você ganha. Não espere que esses economistas, que adoram o papel de profetas do caos, afirmem que o problema do Brasil está na sua selvagem distribuição de renda. Não, para eles é preciso passar o trator nos direitos sociais, na bolsa família, na CLT, ampliando ainda mais o abismo entre as classes sociais.