Simulador ajuda a escolher tipo de cobrança para telefone fixo

14/08/2007 - 00:00

O jogo mudou de regras e, agora, os consumidores terão de se adaptar às novas formas de cobrança estabelecidas para a telefonia fixa.

No fim de julho, as empresas de telefonia concluíram a migração para a nova forma de tarifação, que, em vez de ser baseada em pulsos, passa a ser estabelecida de acordo com os minutos dispendidos em cada uma das ligações.

O sistema já é válido na cobrança das ligações interurbanas e internacionais originadas em fixos e as que são feitas para celulares.

Aos consumidores, cabe optar entre dois tipos de plano, básico ou alternativo, apelidado de Pasoo (Plano Alternativo de Oferta Obrigatória).

Quem não optou por nenhum deles foi automaticamente incluído no plano básico, mas o consumidor pode alterar isso a qualquer momento. O mesmo vale para quem selecionou um dos planos, mas deseja mudar de opção.

Diferenças

Enquanto o modelo básico é indicado para quem faz chamadas curtas, de até três minutos, e não costuma ultrapassar cem pulsos na franquia mensal, o Pasoo é voltado para atender os consumidores que realizam ligações mais longas, quem telefona nos finais de semana e de madrugada e também usuários de internet discada.

Ele oferece 400 minutos de franquia, contra os 200 que estão inclusos na assinatura do plano básico.

Apenas 5% dos 4,62 milhões de clientes da Telefônica, no Estado de São Paulo, optaram pelo Pasoo. A empresa, que concluiu a transição no último dia 29, colocou em seu site um simulador para ajudar seus clientes na escolha da opção mais adequada para seu perfil.

Para utilizá-lo, visite www.telefonica.com.br e entre no canal de resolução de dúvidas sobre a migração telefônica. Clique em Calculadora e informe se é cliente residencial, qual a área de concessão a que pertence a sua linha (informação publicada no cabeçalho da conta telefônica) e a quantidade de ligações feitas nos horários descritos (normal e reduzido).

Simulador

Segundo demonstrou o simulador, um cliente residencial que faça em um mês 20 chamadas de dez minutos de duração em horário normal pagará, ao final do mês, R$ 37, 98 em qualquer um dos planos.

Porém, se for realizado o dobro de chamadas, 40 ligações mensais de dez minutos, o Pasoo já se mostra mais vantajoso, resultando em uma conta de R$ 43,85 contra R$ 57,09 que seriam cobrados pelo plano básico.

No site da Anatel, é possível obter mais informações sobre a mudança. Em www.anatel.gov.br, o internauta encontrará uma cartilha em formato PDF contendo explicações didáticas sobre a mudança.

A agência explica ainda que os usuários que desejarem receber uma conta detalhada devem solicitá-la gratuitamente à operadora. O documento, que traz os números chamados, data, horário e custos das ligações realizadas, também deve contribuir para uma escolha acertada entre os planos disponíveis.

Mais informações

Clientes da Telefônica e de outras operadoras, como a Telemar e a Brasil Telecom, também podem recorrer a um outro serviço de tira-dúvidas disponível na internet.

O site www.br.inter.net promete ajudar os consumidores a verificarem as diferenças entre os planos e fazerem a melhor opção.

No endereço, basta escolher uma das operadoras para ser informado sobre o preço do plano básico e do Pasoo e sobre os custos que teriam ligações de um minuto, de três minutos ou de uma hora sob cada um dos planos.