Lula é líder absoluto na corrida presidencial

15/05/2018 - 11:04

Segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada na segunda-feira (14), Luiz Inácio Lula da Silva segue isolado no primeiro turno com 32,4% das intenções de votos, seguido de Bolsonaro com 16,7%.

Quem golpeou a democracia e prendeu de maneira ilegal o maior líder popular da história brasileira não contava que Lula, mesmo confinado na condição de preso político, manteria a preferência absoluta do povo brasileiro. Segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada na segunda-feira (14), Luiz Inácio Lula da Silva segue isolado no primeiro turno com 32,4% das intenções de votos, seguido de Bolsonaro com 16,7%. O ex-presidente ganha também de todos os adversários no segundo turno.

Os dados desta pesquisa, na avaliação do líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Lula Pimenta (RS), consolidam ainda mais a liderança de Lula e deixam explícito que a população identifica a ilegalidade e o viés político da sua prisão. “Além disso, esses resultados reforçam a nossa decisão de inscrever a candidatura de Lula e de eventualmente chegarmos a uma situação em que o Supremo Tribunal Federal tenha que julgar não apenas o direito de Lula ser candidato, mas talvez até o de presidente eleito”.

Na modalidade estimulada, Lula tem 32,4%; enquanto Jair Bolsonaro tem 16,7%; Marina Silva, 7,6%; Ciro Gomes, 5,4%; Geraldo Alckmin, 4%; Álvaro Dias, 2,5%; Fernando Collor, 0,9%; e Michel Temer, 0,9%. Para 25,6% dos brasileiros, Lula é o único candidato em quem votariam, e 40,8% acreditam que ele disputará as eleições.

Judiciário parcial – Ainda segundo a pesquisa, para 90,3%, a Justiça brasileira não age de forma igual para todos. Apenas 6,1% consideram que age de forma igual. A avaliação sobre a atuação da Justiça no Brasil é negativa para 55,7% (ruim ou péssima) dos entrevistados. 33,6% avaliam a Justiça como sendo regular e 8,8% dos entrevistados apontam que a atuação dela é positiva (ótima ou boa).

“A prisão ilegal de Lula é o caso mais emblemático desse cenário, e o povo brasileiro é consciente disso. Já entendeu que o Judiciário é parcial e que Lula está preso político apenas para ser impedido de participar das próximas eleições”, reforçou Paulo Lula Pimenta.

Rede social – Vários parlamentares da Bancada do PT utilizaram suas redes sociais para comentar e analisar a pesquisa. “Adivinhem, Lula segue líder, com o dobro de votos frente ao segundo colocado”, postou a deputada Margarida Lula Salomão (PT-MG), em sua conta no twitter.

A deputada Benedita Lula da Silva (PT-RJ) foi enfática: “Mesmo com todo o bombardeio midiático e a perseguição do Judiciário, Lula lidera a corrida presidencial. Fico imaginando se o jogo fosse limpo. Nesse caso, Lula, com certeza, já estaria na casa dos 70% das intenções de voto (ou mais)”.

“Liderança consolidada! Pesquisa confirma que o ex-presidente Lula, mesmo com sua prisão política, segue liderando a preferência da maioria dos eleitores brasileiros”, destacou em seu twitter o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

O deputado Pepe de Lula Vargas (PT-RS) tuitou: “A menos de 5 meses das eleições, Lula ainda monopoliza a liderança na corrida presidencial. Mesmo injustamente preso, o ex-presidente aparece com 32,4% das intenções de voto, quase o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL) que tem 16,7%”.