As federações Fitratelp, Finattel e Livre se reúnem com a Oi

23/03/2023 - 13:12

As nossas maiores preocupações são: preservar os empregos e direitos dos trabalhadores e garantir a continuidade de serviços de qualidade à sociedade

A Fitratratelp/Fittel informa aos trabalhadores da Oi S/A e aos sindicatos filiados, que as federações Fitratratelp, Livre e Fenattel estiveram reunidas na terça-feira (21/3) com o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, para discutir vários assuntos que estão causando muita preocupação na categoria.

É do conhecimento dos trabalhadores que a Oi está enfrentando mais um momento difícil tanto do ponto de vista econômico quanto administrativo, tendo em vista que a mídia especializada está divulgando esse assunto amplamente.

Desde que o assunto começou a repercutir, ficou claro que o problema é muito grave e que era necessário buscar autoridades do governo federal, para entender como a questão está sendo vista pelo Estado brasileiro, tendo em vista que a Oi atende serviços públicos essenciais nas áreas de saúde, educação e segurança pública nas esferas municipal, estadual e federal.

As nossas maiores preocupações são: preservar os empregos e direitos dos trabalhadores e garantir a continuidade de serviços de qualidade à sociedade. É importante destacar que no primeiro processo de Recuperação Judicial, os empregados vestiram a camisa da Oi para salvá-la do caos, que é resultado de sucessivas gestões temerárias e equivocadas.

No mês de março, as federações já se reuniram com o presidente da Anatel e o ministro das Comunicações. Ouvimos do ministro das Comunicações Juscelino Filho que a situação da Oi é tratada com grande preocupação no governo federal e a solução não será tão rápida. Outro encontro na Casa Civil da Presidência da República também está na fase de agendamento.

ACT/PLACAR 2022

Na reunião, Rodrigo Abreu disse que está confiante na recuperação da empresa – via novo processo de Recuperação Judicial – e garantiu aos representantes das federações que o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2022/2024 da categoria será cumprido, bem como o pagamento do Placar de 2,13 será depositado no dia 28/4/2023. Lembrando que desse valor será descontado o adiantamento de 0,86 salários e será aplicada a tributação do IRPF conforme tabela específica.

Neste momento em que a Oi está no centro de uma nova crise administrativa e econômica é muito importante que os trabalhadores estejam unidos aos sindicatos e à FITRATELP/FITTEL na luta para preservar os empregos e direitos da categoria. Entedemos também que o momento é de unir forças com as federações LIVRE e FENATTEL e demais autoridades do Governo Federal na busca de uma solução. Na próxima quinta-feira (30/3), às 19h, tem LIVE https://www.facebook.com/fitratelpcut, para debater com convidadoes e especalistas a crise da Oi. 

Estamos juntos, companheiros!