29 DE JUNHO - DIA DA TELEFONISTA
Dia 29 de junho se comemora o Dia da Telefonista. Uma data para ser lembrada sempre, uma vez que essas profissionais – por várias décadas – foram essenciais nas telecomunicações. O tempo passou e a tecnologia avançou, mas a telefonista sempre será lembrada como a primeira voz não artificial de uma organização.
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! É sempre o desejo de uma telefonista, mesmo sem conhecer quem está do outro lado da linha. São vozes de pessoas anônimas que despertam curiosidades, mas que acima de tudo buscam com a magia das palavras atender bem e com muito profissionalismo.
São trabalhadoras gentis, educadas e prontas para ouvir e transmitir informação, mesmo que estejam enfrentando problemas pessoais difíceis. São as vozes que vão mais longe, mas que nem sempre são ouvidas pelas empresas. Devido às exigências da atividade, muitas trabalhadoras acabam desenvolvendo doenças graves como a perda parcial ou total da audição.
Mesmo com as mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, as telefonistas deixaram seu legado e contribuíram significativamente para o crescimento econômico das corporações. Hoje temos poucas profissionais em atividade, mas essas companheiras fizeram e continuam fazendo história no mundo do trabalho.
A evolução tecnológica forçou essas profissionais a assumirem outras funções que não seja apenas de operacionalizar o telefone. Hoje, são trabalhadores de call centers que atendem a sociedade brasileira se utilizando de computadores modernos, dando suporte técnico, negociando produtos, entre outras atribuições.
A telefonista faz parte da história da FITRATELP/FITTEL e dos Sindicatos filiados e temos o maior respeito e carinho por essas trabalhadoras. As telefonistas da nossa base podem contar com a Federação e com seu Sindicato, pois sempre foram companheiras nas lutas por melhores condições de trabalho no segmento de telecomunicações no Brasil.
VIVA A HISTÓRIA DAS TELEFONISTAS