Nada de avanço nas negociações do Acordo Coletivo com a Telefônica VIVO
Diante dessa proposta absurda, a CNN FITRATELP/VIVO não teve alternativa a não ser REJEITAR a proposta e REAFIRMAR a Pauta de Reivindicações 2024 dos trabalhadores. É inaceitável uma empresa do porte da Telefonica VIVO – que investe milhões em propagandas no horário nobre de TV –, oferecer migalhas aos seus empregados e fora da data-base. A empresa precisa mesmo é valorizar e investir nos seus trabalhadores, pois são eles que fazem os serviços de excelência que a mantém como a líder no segmento de telecomunicações no Brasil.
Neste momento que a Telefonica VIVO está se apresentado à sociedade e aos clientes como uma empresa eficiente é uma excelente oportunidade para lembrá-la que quem executa os serviços e gera seus lucros são os trabalhadores. Sem o profissionalismo e a eficiência dos empregados, a empresa jamais alcançaria os bons resultados que tem alcançado. Por isso, esse é o momento ideal para lutar por um ACT 2024/2026 DECENTE e melhores condições de trabalho na empresa.
Quando é para discutir reajuste de salários e benefícios para os trabalhadores na data-base, a empresa vem com seu chororô dizendo que está enfrentando dificuldades, mas temos certeza de que na hora de reajustar as contas dos clientes e pagar os dividendos aos acionistas o tratamento não é o mesmo. Vamos aumentar a nossa mobilização e exigir que a empresa negocie a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores. Orientamos a categoria a utilizar as avaliações de “Pesquisa de Clima” e manifestem suas insatisfações, usem esse recurso para lutar por um ACT JUSTO E DECENTE. A próxima reunião de negociação ainda será agendada.
OS TRABALHADORES MERECEM RESPEITO
A postura da Telefonica VIVO na mesa de negociação é de não negociar a Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores e SIM de impor a sua proposta de ACT 2024/2026. Isso é um absurdo e a FITRATELP NÃO vai aceitar imposição da empresa.
É HORA DE LUTAR POR UM ACORDO JUSTO E DECENTE!
PROPOSTA DA TELEFONICA VIVO
Reajuste salarial – a partir de agosto /2025, conforme faixa salarial:
• até R$ 3.000 – 2%
• De R$ 3.000 a R$ 6.000 – fixo de 60,00 ou 1,5%
• De R$ 6.001 a R$ 10.000 – fixo de R$ 90,00 ou 1%
• Acima de R$ 10.000 - fixo de R$ 100,00
Abono salarial: R$ 800 fixo para todos;
Benefícios: reajuste de 2%, em maio de 2025:
VR/VA, Auxílio creche-babá, Reembolso km, Quebra de caixa, Teletrabalho, Auxílio Funeral, Auxílio Especial e Auxílio Refeição Extraordinário;
Locação de veículo - ZERO de reajuste;
Auxílio condutor - retirar dos futuros trabalhadores;
VA/VR em afastamento – a empresa propõe pagar 20% do pacote do VA/VR por até quatro meses;
Técnico Multiskill – A Telefonica VIVO propõe mudança da nomenclatura para Técnico de Serviço ao Cliente e, para isso, propõe incorporar 60% da cesta básica do Instalador, mas não garante a equiparação salarial;
ACT:
• Acordo Coletivo - com validade apenas 1 ano, dessa forma cada ano será mais precarizado.