1º DE MAIO DE 2022: RESISTIR e ESPERANÇAR

29/04/2022 - 09:47

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora a FITRATELP e SINDICATOS FILIADOS renovam seu compromisso de luta ao lado da categoria que representa em busca de novas conquistas. PARTICIPE DAS MANIFESTAÇÕES!

1º DE MAIO 2022 - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

RESISTIR e ESPERANÇAR

RESISTIR e ESPERANÇAR são as palavras que definem a realidade dos trabalhadores e das trabalhadoras neste dia 1º de maio de 2022. Quem está empregado é mal remunerado, sofre pressões, assédios, sobrecarga de trabalho. Quem está desempregado sobrevive em uma situação de desespero, preocupação e revolta, pois enfrenta o caos que afeta aproximadamente 12 milhões de brasileiros.

Para os que estão empregados a vida está um pouco melhor – mas nem tanto –, uma vez que a maioria dos trabalhadores tem remunerações baixíssimas e direitos sociais mínimos. Sem falar nos constantes atrasos de salários, vale transporte, vale refeição, o que prejudica e impede o empregado de organizar sua vida financeira, para não faltar o sustento da família. A reforma trabalhista precarizou as relações de trabalho, subtraiu direitos e não gerou os empregos prometidos.

Nas filas do supermercado, depósito de gás e do posto de combustível é que o trabalhador sente os impactos dos sucessivos aumentos de preços, consequência da inflação alta que atinge a todos, principalmente, as famílias de baixa renda. Com o salário desvalorizado, a alternativa é apertar o cinto e cortar gastos. Muitas vezes, não sobra dinheiro para comprar remédios e os alimentos que garantem o mínimo de qualidade de vida. Para piorar, não sobra recursos para o lazer e as atividades sociais da família.

Mas o Dia do Trabalhador não é momento somente para lamentações e, sim, de ESPERANÇA. Temos que refletir e tomar decisões em busca de dias melhores. Afinal, somos a força de trabalho que produz as riquezas do Brasil, por isso, não podemos aceitar passivamente a exploração da nossa mão de obra, recebendo em troca uma remuneração que está muito aquém das nossas necessidades. 

Esta data serve para os trabalhadores refletirem também que a nossa luta vai além da conquista de melhores salários e benefícios sociais nas empresas. Isto é importante, mas temos que avançar para reduzir as desigualdades! Precisamos ser protagonistas e ocupar os espaços de representação política do país – municipal, estadual e federal –, bem como eleger pessoas sérias e comprometidas com as pautas da classe trabalhadora. Nas instâncias políticas são tomadas as decisões que podem melhorar ou piorar a nossa vida. 

As eleições de 2022 estão chegando e vamos votar para presidente da República, governadores, senadores e deputados. É responsabilidade da FITRATELP chamar a atenção dos trabalhadores que representamos para a importância desse momento para o futuro do Brasil. O Governo Bolsonaro está destruindo o país e precisamos impedir, por meio do VOTO DEMOCRÁTICO E SOBERANO, a consumação desse processo.

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora a FITRATELP e SINDICATOS FILIADOS renovam seu compromisso de luta ao lado da categoria que representa em busca de novas conquistas. Desde a sua fundação, em 15 de fevereiro de 2011, a FITRATELP sempre teve um lado, o lado dos trabalhadores. CONTE COM A GENTE, CONTAMOS COM VOCÊ!