PT quer ser mais forte que a TV Cabo

26/09/2007 - 00:00

A "guerra" entre a Portugal Telecom (PT) e a PT Multimédia (PTM) começou sexta-feira. Enquanto uma e outra formam equipas, a PT já fez saber que quer ser mais forte do que a operadora TV Cabo, detida pela PTM.

A PT vê agora a PTM como um adversário e, por isso, a empresa presidida por Henrique Granadeiro assume claramente o combate no domínio da televisão contra a TV Cabo, o principal operador português, que é detido pela PTM. Esta, recorde-se, terá de mudar de nome, fruto da separação das empresas, o que deverá acontecer, na pior das hipóteses, no início de Novembro. A ??guerra?? iniciou-se sexta-feira quando o conselho de administração da Portugal Telecom deliberou executar o spin-off (cisão) da PT Multimédia.

A Portugal Telecom quer dominar o mercado da televisão por subscrição. A PT já está no mercado através do Meo ?? serviço que congrega a televisão, internet e telefone ?? mas estuda outras alternativas, nomeadamente a Televisão Digital Terrestre (TDT) e a televisão por satélite. Relativamente à TDT, que está em consulta pública até 15 de Outubro, a PT, de acordo com especialistas da área económica, é a favorita ao concurso que deverá ocorrer durante o próximo ano. O raciocínio é feito com base nos elevados investimentos exigidos. A própria empresa, aliás, confia plenamente na vitória no concurso.

CINVESTE NA PTM

Na altura do spin-off, os 58% das acções que a PT detém na PTM serão distribuídos pelos accionistas da empresa dirigida por Henrique Granadeiro. Entretanto, a Cinveste, detida pelo coronel Luís Silva ?? antigo patrão do grupo Lusomundo ?? possui, agora 5,02% do capital da dona da TV Cabo. A Cinvest está muito empenhada em contribuir para ??o sucesso do projecto PTM?.

Entretanto, a PT trata de recrutar alguns quadros na empresa dirigida por Rodrigo Costa ?? que sucedeu a Zeinal Bava ??, mas o inverso também acontece. Nenhuma das empresas, apurou o CM, está para já a contabilizar o número de trocas de funcionários.