Para além do acesso à internet
A garantia da conectividade significativa é o tema do Seminário que acontece nos dias 16 e 17 de abril, em Brasília, organizado pela Câmera de Universalização e Inclusão do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Na ocasião, também será feito o lançamento do estudo do Cetic.br|NIC.br
O evento, com a participação da sociedade civil empresarial e não empresarial, universidades, representantes do Governo Federal e de Laboratórios de Pesquisa, contará com várias Mesas que debaterão temas como: Barreiras para a conectividade significativa: qualidade da conexão entre elas; Barreiras para a conectividade significativa: dispositivos e ambientes de uso; Barreiras para a conectividade significativa: acessibilidade financeira ; Análises de raça, gênero e territorialidade na conectividade significativa; Conectividade significativa da Amazônia e de povos tradicionais.
Há cerca de um ano, a Teletime publicou matéria na qual perguntava o que seria conectividade significativa. Duas especialistas, Nathalia Foditsch e Paloma Rocillo, responderam:
1) Nathalia Foditsch, advogada e especialista em política e regulação da tecnologia e das comunicações, explicou: “para o usuário isto quer dizer, por exemplo, que estar conectado apenas de vez em quando, quando consegue, não é uma conectividade considerada significativa. Da mesma forma, as pessoas que se conectam, mas não conseguem, por exemplo, assistir a todas as aulas que desejam por meio de seus dispositivos, porque a quantidade de dados se esgota no meio do mês, não têm uma conectividade considerada significativa. Assim, elas não estão conseguindo aproveitar todos os benefícios decorrentes do uso da internet”.
2) Paloma Rocillo, diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), observou que o conceito nos leva à seguinte reflexão: “não podemos colocar num mesmo espectro de usuários de Internet a pessoa que usa a Internet pelo menos uma vez a cada três meses, indicador muito utilizado em diversas pesquisas, e aquela que a usa diariamente. Nesse sentido, conectividade significativa foca na experiência efetiva das pessoas, o que pode trazer elementos mais precisos para a elaboração de políticas públicas”.
Dentre os objetivos do Seminário está o de produzir uma contribuição para a definição de políticas de inclusão digital baseadas em parâmetros de conectividade significativa, por meio de debate multissetorial e participativo. Também objetiva propor ações concretas do Estado brasileiro, no sentido de promover conectividade significativa, por meio dos parâmetros identificados, para o uso integral e qualificado da Internet”.
É um evento importantíssimo. Esperamos que ele faça o Governo Federal refletir na importância da convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação.
Transmissão online: canal do http://nic.br/ no YouTube https://www.youtube.com/user/NICbrvideos Instituto Telecom, Terça-feira, 9 de abril de 2024
Marcello Miranda, Especialista em Telecom