1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

30/04/2009 - 00:00

HISTÓRICO 1º DE MAIO - Em muitos países o dia do Trabalhador é celebrado no dia Primeiro de Maio em homenagem a operários que foram executados por realizarem uma greve em 1886 na cidade de Chicago nos Estados Unidos.

HISTÓRICO 1º DE MAIO
Em muitos países o dia do Trabalhador é celebrado no dia Primeiro de Maio em homenagem a operários que foram executados por realizarem uma greve em 1886 na cidade de Chicago nos Estados Unidos. Tal greve foi motivada por condições de trabalho e de vida desumanas, incluindo jornadas de trabalho que ultrapassavam 18 horas diárias.
Em 1889, no congresso operário e socialista realizado em Paris, foi estabelecida esta data para que os trabalhadores e trabalhadoras de todas as partes do mundo intimassem os poderes públicos para implementar demandas relacionadas à legislação social. Passou-se a compartilhar a idéia da necessidade de construção de uma jornada universal de lutas, o que vem produzindo a unificação de um movimento internacional em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Neste ano, para além de celebrarmos as conquistas contabilizadas através da luta dos trabalhadores, temos motivos suficientes para protestar e pressionar os governos para que implementem demandas históricas como a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, a adoção das convenções 151 e 158 e o fim do fator previdenciário.

A crise econômica é uma realidade no mundo capitalista e, na lógica deste sistema perverso, quem deve pagar a conta da crise é justamentequem produz a riqueza no mundo: o trabalhador e a trabalhadora.

Não ao ataque aos direitos conquistados pelos trabalhadores

É preciso ter claro que na esteira da crise o empresariado brasileiro tenta recolocar sua pauta sobre a reforma trabalhista atacando os direitos da classe trabalhadora e visando manutenção e ampliação dos lucros.

Por isso, os sindicatos e movimentos sociais defendem que o enfrentamento da crise passa, entre outras coisas, através da...

Revisão das políticas de incentivo dado às empresas; 
Abertura de frentes de trabalhos e mais investimentos em programa e projetos que gerem trabalho e renda; 
Redução da taxa de juros e lucros dos bancos e empresas; 
Reforma tributária; 
Isenção do ICMS dos produtos da cesta básica; 
Aprovação das Convenções 151 e 158; 
Redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; 
Fim do fator previdênciário;
Fim das privatizações e terceirizações; 
Emprego é tudo que precisamos para enfrentar a crise! Mais e melhores postos de trabalho, mais renda, mais consumo!

 

1. QUEREM LUCRAR COM A CRISE. A CLASSE TRABALHADORA NÃO VAI PAGAR ESTA CONTA!