Congresso aprova maioria dos vetos de Dilma

24/09/2015 - 14:49

Sessão foi interrompida antes de ser votado o veto ao aumento de 75% do Judiciário

Em sessão longa, com mais de cinco horas, deputados e senadores mantiveram 26 dos 32 vetos da presidenta Dilma Rousseff (PT), em sessão conjunta do Congresso Nacional, na noite da última terça-feira (22).


Para que qualquer projeto voltasse a se tornar lei, precisaria de no mínimo 257 votos contra o veto, o que não aconteceu com nenhum dos itens votados. Quando a votação chegou ao reajuste salarial de 75% para funcionários do Judiciário.


Neste momento, por falta de quórum, a sessão foi obstruída. Partidos da oposição como PSDB, DEM, PPS e PSB pediram que fosse adiada a votação, o que foi prontamente atendido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).


O sentimento do governo foi de vitória, já que a maioria dos vetos já foi aprovada, como os projetos que tratam do fim do fator previdenciário e o que isenta a cobrança de PIS e Cofins para óleo diesel.


Durante toda a terça-feira, funcionários do Judiciários fizeram um “corpo-a-corpo” com deputados e senadores, pressionando para que derrubassem o veto ao aumento da categoria. Caso caia e o projeto seja aprovado, o aumento salarial vai representar mais de R$ 36 bilhões aos cofres públicos nos próximos quatro anos.


Fonte: www.cut.org.br